Individual

Flávia Soledade

Área de Atuação

Música

Funções

Descrição curta

Flávia é sapatão negra, percussionista, luthier, licencianda em Música pela UECE. É regente, professora, fundadora e membro dos grupos Bloco Cola Velcro, Tambor Para Mulher - TPM e Professoras no Samba, tendo sido também fundadora e professora do grupo Tambores de Safo por 12 anos. Integra os grupos de samba Essas Mulheres e Terreiro Tradição e é professora de música no CCBJ desde 2014.

Dados Pessoais

E-mail Público: soledade.percussao@gmail.com

Telefone Público: (85) 988810888

Descrição

Flávia Soledade é filha de Vicença Soledade e Manoel Ferreira de Almeida. Nascida e criada no Bom Jardim, Flávia é sapatão negra, percussionista, luthier, licencianda em Música pela Universidade Estadual do Ceará. É regente, professora, fundadora e membro dos grupos Bloco Cola Velcro, Tambor Para Mulher - TPM e Professoras no Samba, tendo sido também fundadora e professora do grupo Tambores de Safo por 12 anos. Integra os grupos de samba Essas Mulheres e Terreiro Tradição na cidade de Fortaleza e é professora de música no Centro Cultural Bom Jardim desde 2014.

Trabalha com percussão, formação e composição de trilha sonora para audiovisual. Realizou Trilha Sonora para o Longa-metragem Tremor Iê (dir. Lívia de Paiva e Elena Meirelles, 2019), a série de animação Vovó Ventania (Dir. Carla Vieira e Elena Meirelles, Instituto Terramar, 2019), o curta-metragem Hera Vânia (dir. Ticiana Augusto Lima, pós-produção) e a animação Maré Braba (dir. Pâmela Pelegrino, 2023).

Pesquisa ritmos de matriz africana e sua utilização na cultura popular brasileira, com foco e afeição pela história do samba. Realizou criação dos espetáculos - Repertório, Arranjos e Regência - Tambores que Ecoam contra as Opressões (Tambores de Safo, 2012), I Festival Feminista Pelo Fim da Violência (realização TPM, Caetanos de Cima - CE, 2016), Voz do Tambor Periférico (Tambores de Safo, 2019) e Samba da Vicença (realização TPM, 2022).

Na área da edição de som, Flávia cocriou e editou os podcasts Samba da Vicença - Girando a Roda da Vida (TPM, 2022), e De Papo no Brejo (Tambores de Safo, 2020).

Participou dos shows Escudos (Jon Oliveira, 2021) - percussão; Noite Clara (Auri D'Yruá, 2013) - percussão; Falando da Vida (Porto Dragão, 2020) - percussão; Letrux em Noite de Climão - participação com o bloco Cola Velcro - regência. Tocou no carnaval de Fortaleza junto à Alê Eloi (2020) e foi regente do Bloco de pré-carnaval Cola Velcro edições 2018, 2019, 2020 e 2023. Foi uma das participantes da Mostra Mar - Mulheres Artistas do CCBNB Fortaleza (2021), do projeto Som Delas (2021), do show Samba do Panch (2022).

Atualmente desenvolve o projeto Samba da Vicença, que é uma grande roda de samba da vida para reconhecer, agradecer e reafirmar todas as mulheres negras que sustentam a vida neste país desde a sua fundação colonial escravagista. Homenageia através da história de Vicença Soledade, sua mãe, todas as mulheres negras, em um espetáculo musical conduzido por mulheres em sua maioria negras e LBTs. Realizado em 2022 no formato gravado para o Youtube juntamente com um podcast (Samba da Vicença - Girando a Roda da Vida), no ano de 2023 o show circulará por Fortaleza como espetáculo ao vivo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem