Curso

Liga pela Cultura e Arte

Descrição curta

Voltado para formação de jovens nos segmentos: Violão, dança, teatro, Flauta e canto
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Descrição

O projeto Liga pela cultura e arte, é voltado para o atendimento a crianças e jovens de todos os segmentos, mas priorizamos aqueles que estão na faixa de vulnerabilidade social.
A cultura e a arte são alternativas para mudar realidades, pois geram expectativas, ensinam valores, fortalecem a dignidade da pessoa humana e tiram crianças e jovens da ociosidade e das ruas, para estar participando das modalidades que oferecemos.
Por isso, o projeto tenta diversificar tanto as modalidades de ações artístico-culturais, para que o público alvo se identifique e sinta-se acolhido.
São encontros para estudo de violão, de flauta doce, de dança, de teatro e de canto. Uma dessas expressões certamente irão ser alento e motivo de esperança de tantos jovens que anseiam por serem de alguma forma cuidados. Eles querem sentir-se cuidados, zelados, pois isso reflete que são amados ou importantes para alguém.
E isso é outro aspecto que tem todo um diferencial naquilo que a Liga ECOAR através de seus voluntários acreditam – não é meramente formar jovens pela cultura, é dar-lhes cultura e amor.
A forma acolhedora, zelosa, de como os instrutores dessas modalidades culturais tratam seus jovens é um dos grandes motivos para que eles não se evadam, assim como fazem geralmente nas escolas ou em tudo aquilo que participam.
É como se, a expressão clara de carinho colocada na relação de convivência instrutor x jovens fosse a “liga” com a qual as formas culturais se assentam e se consolidam.
Então os jovens já tem cultura, arte, carinho, falta apenas mais outra coisa para estarem felizes: alimento. Parafraseando a cultura popular que diz: “Saco vazio não para em pé”, ousaremos em adaptar: “Saco vazio não é feliz”. Uma criança e/ou jovem faminto não se concentra para aprender sobre tudo aquilo que o projeto disponibiliza. Então outra forma de dar ao projeto cultural um caráter de complementariedade é oferecer alimento aos jovens inscritos no projeto.
Não podemos ser alheios e ensinar algo se as crianças estão com fome, isso é a ação cultural dando um sentido mais completo, é quando a cultura se faz agente social, de valorização daquele que será potencialmente um grande agente cultural de transformação.
O jovem vai buscar cultura, arte alimento e carinho – esse é o ponto, não há evasão. Assim aqui se torna mais do que um projeto cultural, ganha ar de projeto de transformação social pela cultura e arte.
A proposta da primeira edição do projeto Liga pela cultura e arte é atender 40 crianças/jovens para o violão, 40 crianças/jovens para flauta doce, 80 crianças/jovens para a modalidade Teatro, 80 para formação de Canto e 80 crianças/jovens para a Dança. Sempre as modalidades serão divididas em 4 turmas cada e distribuídas ao longo da semana com 2 horas de curso semanalmente para cada turma.
As modalidades atenderão todas as formas de credo, cor, condição social e atenderá também os jovens/crianças com necessidades especiais de aprendizagem.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem