As informações deste registro é histórico gerado em 01/10/2020 ás 18:40:48.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Erica Vieira

Estudante de licenciatura em Dança na UFC, pesquisadora da cultura popular afroindígena Brasileira, intérprete, dançarina, coreógrafa e
brincante Rainha do MARACATU SOLAR.

Site: https://ericaervieira.wixsite.com/website

Email: ericaevangelistarvieira@gmail.com

Telefone Público: (85) 9687-1815

Descrição

ÉRICA VIEIRA

Érica Evangelista Ribeiro Vieira, mulher negra, periférica, Graduanda em licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará, descobriu-se como dançarina na infância, quando estudou balé e jazz. Desde muito cedo participou de atividades ligadas à dança e ao corpo, mas descobriu a cultura popular e as danças afro-brasileiras com a bailarina e coreógrafa Renata Oliveira no ano de 2013.
Desta data em diante, participou de várias oficinas e cursos de Renata e dos movimentos culturais da cidade de Campinas – Sp. Tais acontecimentos possibilitaram-lhe descobrir sua identidade racial e cultural, empoderando-se ainda mais de seu corpo, de suas potencialidades culturais e reconhecimento de suas raízes ancestrais. Dali em diante, a cultura africana e afroindígena Brasileira, em suas mais diversas linguagens, tornou-se objeto de suas pesquisas.
Desde 2014 passou a compor o bloco cultural de carnaval União Altaneira, mais precisamente na ala de dança Maré Altaneira, voltada ao acompanhamento dos músicos e animação dos participantes do carnaval de rua de Campinas, por meio de um espetáculo coreografado e em constante contato com o público.
Em 2016, por convite de Renata Oliveira, passou a integrar como bailarina o espetáculo Saias, o qual foi contemplado pelo edital FICC (Fundo de Incentivo Cultural de Campinas), da Prefeitura da Cidade, apresentando o espetáculo ao público de outubro a dezembro de 2018, atuando ali também como dançarina, auxiliar de figurino e maquiadora. A partir deste evento criou-se o grupo GiraSaia voltado à representatividade da mulher brasileira em suas manifestações populares.
Há um ano mora na cidade de Fortaleza - CE, desenvolve trabalhos como atuações, oficinas de danças afro (ijexá, jongo, lundu, maracatu, coco, samba de roda, dança dos orixás), preparadora corporal, coreógrafa, faz parte da comissão de confecção de adereços cênicos e fantasias de maracatu na SOLAR- associação Cultural solidariedade e arte. Brincante de maracatu Cearense, é desde 2019 Rainhas do Maracatu Solar; Faz parte do Afoxé OXUM ODOLÁ da cidade de Fortaleza, onde é percussionista (AGBÊ).