As informações deste registro é histórico gerado em 24/04/2020 ás 16:39:20.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Companhia Barlavento

Coletivo Barlavento surgiu a partir do trabalho Corpos Embarcados, o espetáculo nasceu pela vontade de falar sobre o bairro do Mucuripe e sobre o Fandango Cearense, (dança dramática que fala sobre aventuras marítimas) manifestação essa que não é mais feita pelos antigos moradores da comunidade. Esse projeto fez parte do Laboratório de Criação em Dança do Porto Iracema das Artes.

Email: ciabarlavento@gmail.com

Telefone Público: (85) 99610-9711

Descrição

A COMPANHIA

Barlavento é um termo náutico que se refere à direção de onde vem o vento. É o lado onde uma embarcação a vela recebe e colhe esse vento para se deslocar. Velejar à barlavento é navegar sentindo a resistência do ar, da água e tudo a nossa volta, colhendo essas forças e construindo um caminhar. Para isso, é preciso força e sabedoria para seguir nesse trajeto, aprender com os ancestrais e com os encantados para não ficar à deriva. Assim, barlavento nomeia essa companhia, que se agrupa para navegar a partir do que se colhe e aprende com os Mestres e suas resistências, suas preces, seus cânticos, seus teatros e suas danças; para então construir outros caminhos por terra e mar transformando outras potências.

A Companhia Barlavento é dirigida pela Mestra em Artes Circe Macena e surgiu a partir do espetáculo Corpos Embarcados, que aborda questões culturais, sociais e políticas acerca dos pescadores do bairro do Mucuripe em Fortaleza/CE e suas tradições semidesaparecidas. Este espetáculo faz parte do projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Artes do IFCE, Embarcados - Corpos em criação a partir da memória do Fandango do Mucuripe/CE, produzido por Circe Macena e faz parte do Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes do ano de 2017 onde foi elaborado e desenvolvido de forma intensiva nas salas de ensaio da escola durante 6 meses e contou com a orientação da intérprete-criadora Maria Eugênia de Almeida da Companhia Soma (SP).

Vídeos