As informações deste registro é histórico gerado em 01/12/2023 ás 10:16:16.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Dramistas da Lagoa Redonda

O grupo Dramistas da Lagoa Redonda é composto por 18 mulheres que se apresentam em pequenos quadros e esquetes, intercalados por bailados e comédia. Busca resgatar as tradições culturais do bairro Lagoa Redonda e incentivar a valorização da identidade cultural de nosso povo.

Email: ylana_tavares@hotmail.com

Telefone Público: (85) 3476-1444

Descrição

O nosso bairro Lagoa Redonda, formado pelas comunidades: Sabiaguaba, Curió, Abreulândia, localizado na Regional VI, possui uma rica história no campo da cultura e tradições populares que infelizmente vem sendo esquecidas com o passar dos anos. É o caso das comemorações natalinas que os mais antigos do bairro contam que há tempos atrás os festejos de Natal eram representados por Dramas e a Festa dos Reis. Buscando resgatar essas tradições culturais, Tia Guiomar, uma das precursoras da disseminação da cultura, passou para nossa comunidade essa ideia que busca através de apresentações culturais, mostrar a importância do drama e incentivar a valorização da identidade cultural de nosso povo, divulgando para as crianças, adolescentes e jovens de nossa comunidade a linguagem da cultura popular para que esses saberes atinjam as gerações futuras.
Podem participar do grupo de dramistas: donas de casa, artesãs, professoras (adultas e idosas) que se transformam em índios, baianas, soldados, borboletas, ciganas, matutos, etc., em um universo criativo de personagens e situações do cotidiano, pois acreditamos que o acesso à cultura de todos é fundamental para a construção de uma sociedade inclusiva.
Diante disso, o grupo de ‘Dramistas da Lagoa Redonda’ vem promover a vivência das tradições culturais. Esperamos através de nosso trabalho mostrar o que há de melhor na cultura cearense, o qual se propõe contribuir para a divulgação dessa cultura tradicional popular no sentido de valorizá-la, para que as novas as gerações da grande Lagoa Redonda, bem como Fortaleza e região metropolitana não a deixe no esquecimento.

Vídeos