As informações deste registro é histórico gerado em 28/11/2023 ás 07:57:11.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

GRUPO CULTURAL BATUQUE DE TERREIRO UMBANDAÊ

O G.C. de Batuque de Terreiro Umbandaê foi fundado em 01 de fevereiro de 2021é formado por membros oriundos dos terreiros de umbanda, radicados no Território do sertão central ( Associação ABECRA ) é a reunião de pessoas, jovens e adultos, e por vezes crianças, com o objetivo de pesquisar, desenvolver e disseminar práticas tradicionais, com foco no batuque de tambores.

Email: umbandaeboaviagem@gmail.com

Endereço: Rua 26 de junho , duplex, centro, Boa Viagem, undefined, CE, 63870-000

CEP: 63870-000

Logradouro: Rua 26 de junho

Número: 505

Complemento: duplex

Bairro: centro

Município: Boa Viagem

Estado: CE

Descrição

O Grupo Cultural Batuque de Terreiro Umbandaê de Boa Viagem-CE (BATUMBV) foi fundado em 01 de fevereiro de 2021 na cidade de Boa Viagem-CE na junção dos terreiros da referida cidade e do sertão central representando assim, as comunidades tradicionais dos povos de terreiro. O grupo surge então, da vontade de fortalecer e valorizar um dos elementos mais marcantes e fundantes da cultura afro-brasileira – o batuque do tambor.
Por sua incrível sonoridade e energia, o batuque do tambor é diretamente ligado no espírito de brasilidade, diversidade e pluralidade, dando destaque a figura do tambozeiro, guardião de uma prática artística milenar e responsável pela preservação da memória desse importante elemento da matriz cultural africana, envolvendo os jovens e adultos – futuros responsáveis por manter viva essa expressão artística e tradicional popular.
Foi assim que em fevereiro, o grupo resolveu começar os seus trabalhos inicialmente em encontros mensais para realizar cantorias e ensaios. Além disso, o grupo já começava a pensar onde iriam se apresentar ou participar de momentos culturais na cidade de Boa Viagem. Porém, nunca foi fácil mostrar para a sociedade a importância dessa prática e o tamanho talento dessas crianças, jovens e adultos, pois ainda existia uma restrição às comunidades de terreiro.
Assim, o grupo persistiu nos seus ensaios e encontros. Se apresentarem em diversos espaços como: festas de santos; terreiros de umbanda; comemorações especiais dos povos de terreiro e inclusive, participaram da festa de Iemanjá – tradicional festejo que acontece na praia de Iracema, Fortaleza-CE.