As informações deste registro é histórico gerado em 31/10/2023 ás 21:08:36.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Benedita Márcia

Dançarina-intérprete-criadora, professora de dança, atriz e pedagoga atuante na Cia Balé Baião.

Endereço: Rua Raimundo Lopes de Souza, , Violete, Itapipoca, undefined, CE, 62504-100

CEP: 62504-100

Logradouro: Rua Raimundo Lopes de Souza

Número: 402

Complemento:

Bairro: Violete

Município: Itapipoca

Estado: CE

Descrição

Natural de Itapipoca CE, Benedita Márcia (Dita) é mãe, mulher negra, dançarina da Cia Balé Baião, atriz, professora de dança e teatro, arte-educadora, brincante de tradição popular e coreógrafa do Bloco Afro Baião de Itapipoca CE.
Iniciou sua trajetória artística no Movimento de Artistas da Caminhada (MARCA) em meados da década de noventa, atuando como atriz nos grupos de teatro popular “Cativarte” e “Troup Metamorfose”, onde teve formação em técnica teatral e participou do elenco de vários espetáculos de teatro de rua e infantis. A convite de Gerson Moreno participou do corpo de baile do espetáculo “Etnia, o baião das três raças” (1999), desde então compõe o elenco de diversas obras que fazem parte do repertório histórico da Cia Balé Baião, e nisso, vem circulando e difundindo seu trabalho a nível de região, estado e país, participando de festivais, mostras e bienais de dança.
Nesse percurso, participou de diversas formações, oficinas e cursos que ampliaram e potencializaram seus fazeres artísticos-pedagógicos ao longo dos anos, destacando:
- 2003: Danças Tradicionais Nordestinas (Frevo e Cavalo Marinho) com a dançarina e atriz Rosane Almeida (esposa de Antônio Nóbrega) – PE, na Bienal Internacional de Dança do Ceará.
- 2003: Técnica de Martha Graham (Dança Moderna Americana) via Instituto Dragão do Mar, com Rosa Primo, diretora da Faculdade de Dança do Ceará.
- 2015: Danças Negras Caboverdianas com Mano Preto (Cia Raiz de Polon/ Cabo Verde África) através das ações formativas do Festival de Dança do Litoral Oeste, Galpão da Cena, Itapipoca CE.
- 2015: Corporeidades Negras Contemporâneas com Benjamin Abras (Belo Horizonte MG) através das ações formativas do Festival de Dança do Litoral Oeste, Galpão da Cena, Itapipoca CE.
- 2016: Dança Afro Contemporânea com Bruno de Jesus (Salvador BA) através da Circulação Nacional da Cia ExperimentandoNus, Galpão da Cena, Itapipoca CE.
Junto com os membros da Cia Balé Baião, Benedita Márcia participou de Comissões de Frente em desfiles de escolas de samba, sob direção de Gerson Moreno, especificamente na Vila da Imperatriz, e paralelamente se inseriu no Maracatu AZ de Espadas, ambos coordenados por Socorro Andrade e seu filho Biêga Andrade, no período de 2003 a 2008. Sua participação ativa na Vila da Imperatriz e no Maracatu AZ de Espadas lhe possibilitou importantes experiências enquanto foliã, artista brincante e coreógrafa de carnaval, práticas que até hoje lhe dão suporte artístico para atuar enquanto liderança cultural, educadora e criadora.
Atualmente Benedita Márcia é produtora do Galpão da Cena, sede do Bloco Afro Baião e da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), arte-educadora atuante em projetos sociais e membro efetiva da Cia Balé Baião.

Vídeos