As informações deste registro é histórico gerado em 16/10/2023 ás 01:34:57.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Sara Sousa

Agente Cultural.
Formada em Audiovisual.
Membro da ONG. IPHANAQ.
Assistente de Direção na Casa de Antônio Conselheiro.

Email: sarasousao@hotmail.com

Telefone Público: (88) 99814-7324

Endereço: João Jorge 44, Vila São Paulo, Quixeramobim, CE, BR

CEP: 63800-000

Logradouro: João Jorge

Número: 44

Complemento:

Bairro: Vila São Paulo

Município: Quixeramobim

Estado: CE

Descrição

Sara Sousa é uma agente cultural e produtora com uma década de experiência em sua área. Além disso, ela foi membro do Conselho de Cultura de Quixeramobim e é associada à ONG Iphanaq (Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim). A sua formação inclui estudos em Cinema Documental, onde teve a oportunidade de aprender com renomados cineastas brasileiros, com destaque para o organizador Alexandre Veras.

Nos últimos anos, Sara Sousa realizou várias produções, sendo o curta-metragem "Laroiê Exu," estrelado pelo pai de santo Zezinho Mariano, uma das mais notáveis. Ela também desempenha colaboração na área de registros audiovisuais, fotográficos e de midia social na ONG Iphanaq desde 2013, prestando também serviços produção do evento Conselhereiro Vivo desde 2015. Atuou como agente patrimonial em 2021. e 2022 na Secretaria de Cultura e Turismo de Quixeramobim.

Atualmente, Sara contribui como assistente de direção na Casa de Antônio Conselheiro e está prosseguindo seus estudos em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará.

Participou em do processo de montagem da Exposição “O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro” – brinquedos óticos, projeções e videoinstalações. A exposição
compõe-se como instalação artística montada na Casa Antônio Conselheiro, coordenada
pelo artista visual Alexandre Veras, idealizada em conjunto pelos alunos do Projeto
“Patrimônio na tela – Oficinas de História, Linguagem e Prática em Documentário”
(Coordenador Weynes Matos/Iphanaq). A Exposição trabalhou com instrumentos
ópticos, dispositivos eletrônicos e recursos audiovisuais. São 3 ambientes diversos
interagindo com os visitantes.

Participou da produção dos documentários "Parque de
Sensações", "Mercado Velho", "A bola, o trem, e o rádio", como assistente de edição durante o processo de formação do curso Patrimônio na Tela.

Participou da concepção, montagem e fez monitoria na Exposição Textos peregrinos – Conselheiro e seus manuscritos, instalações sonoras e videograficas sobre os universos das figuras messiânicas e do cangaço.

Cine de 5ª – 2015 / 2016
Exibição de filmes brasileiros, seções gratuitas no Memorial Antonio Conselheiro,
realizadas todas as quinta-feira. Atividade realizada pelo ALGUEIRO – Núcleo de Arte, Pesquisa e Produção.

Coordenou ações na ocupação "Ocupe a Ponte" com trabalhos de formação em arte e esporte, apresentações culturais, em Quixeramobim.

Coordenou ações na ocupação "MAC" no Memorial Antonio Conselheiro, com trabalhos de formação em arte e esporte, apresentações culturais em Quixeramobim.

Trabalhou na Ceará Designer - Jóias Artesanais de Antonio Rabelo, desenvolvendo ações no educativo, implantou e coordenou um projeto na área de Fotografia, teoria do Audiovisual com brinquedos opticos para crianças na comunidade Sabonete - Projeto Nós da Comunidade.

Editou em parceria com Rúben José, sob a coordenação de Kiko Alves, o curta metragem "Laroyê Exú", material fruto de uma pesquisa da ONG IPHANAQ, sobre o Pai de Santo Zezinho, que tem sua Casa (TENDA DA CABOCLA MARIANA) localizado na periferia de Quixeramobim, o filme aconteceu numa festa de Maria Padilha.


Formada em Social Midia pelo programa "Incluão por um BIT" - da B2MAMY
(primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia.)

Em 2021, dirigiu e editou o curta - metragem "Mãos que acolhem", que conta sobre histórias de ações solidárias em Quixeramobim, através da Lei Aldir Blanc - nº 14.017 de 29 de junho de 2020.

Vídeos