As informações deste registro é histórico gerado em 15/10/2023 ás 16:01:29.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Franck Terranova

Franck Terranova é agente artístico/cultural sobralense.

Site: https://www.facebook.com/franck.terranova

Email: ftaterranova@yahoo.com.br

Telefone Público: (88) 99805-4637

Endereço: Avenida John Sanford, Próximo ao Centro de Saúde da Familia, Junco, Sobral, undefined, CE, 62030-362

CEP: 62030-362

Logradouro: Avenida John Sanford

Número: 1394

Complemento: Próximo ao Centro de Saúde da Familia

Bairro: Junco

Município: Sobral

Estado: CE

Descrição

APRESENTAÇÃO

Desde a sua adolescência, Franck Terranova está inserido nos mundos das artes. Primeiro veio o teatro; participou de oficinas, ensaios e montagens de muitos espetáculos em Sobral/CE e região. Na mesma época, se apaixona (com certa devoção) pelas artes visuais. Confeccionou esculturas em madeira, fez xilogravuras para capas de cordéis, fotografou, desenhou, pintou e com o seu espírito sempre irrequieto, envolveu-se com produções audiovisuais escrevendo roteiros, atuando e fazendo produção. Como se não bastasse (e nunca basta) escreveu cordéis, poemas e letras de música.
Nesta mesma época, as suas preocupações e ações o levaram a se aproximar das práticas pedagógicas em espaços escolares e não escolares - especificamente, das práticas vinculadas à arte-educação.
Desta sua preocupação com as práticas pedagógicas, e diante da escassez de textos (curtos principalmente) para se trabalhar em sala de aula, surgiu este “DRAMATURGIA DO DIA A DIA”, conjunto de esquetes escritas essencialmente para serem desenvolvidas em espaços escolares, mas não apenas.
Parabéns, Terranova . Evoé!

Luciano Bonfim (Professor e escritor)
.
EM TRÂNSITO

Transitando entre a literatura, o teatro e as artes visuais (se bem que a ordem poderia muito bem ser invertida), Franck Terranova é um desses personagens sem o qual seria impossível contar uma história da arte em Sobral, sem fazer menção a seu nome.
Ativista das artes visuais de um longo período, que vai do começo dos anos noventa até a segunda metade dos anos dois mil, foi responsável pelas primeiras articulações de artistas visuais em torno de uma exposição coletiva de que se tem conhecimento em Sobral. Articulação esta que mais tarde daria suporte para o surgimento da Feira do Artesanato de Sobral, projeto ainda em atividade nos dias atuais.
Terranova é um escultor de livre criação, cuja produção sempre atravessada pelos discursos trazidos pela própria matéria, tem a raiz como sua principal matriz de criação. Com ela fez sua entrada nos salões de arte pela porta da frente, sendo o primeiro artista sobralense a ser selecionado pelo salão de abril e (até agora) o único a ser premiado no certame.
Como xilogravador, na companhia do artista Rodrigues Neto, inovou ao fazer experimentos de impressões sobre folha de jornal, trazendo para atividade, antes amplamente marcada pelo convencional carimbo de preto sobre papel branco, a alegria cantada nos cordéis que tanto o inspirara como artista.
Além de artista inquieto e inovador, também foi responsável direto pelo surgimento de novos nomes no campo das artes visuais em Sobral, e com eles participou de diversas exposições em que sua presença foi fundamental para o sucesso das mostras.
Franck Terranova é mais conhecido hoje em dia por suas atuações na literatura e na dramaturgia, mas suas contribuições ao campo das artes visuais foram fundamentais para o cenário da área que conhecemos hoje em dia em Sobral.

Ed Ferreira (Artista Plástico e Curador)

BOAS NOVAS DA BOA TERRA

Pois bem! Terranova é outro desses incansáveis batalhadores. Ele é um dos nossos artistas mais importantes em sua trajetória (desde os primeiros momentos) como ator e diretor teatral, depois empreendendo notória contribuição como professor e ainda atuando a como gestor e artista plástico, até os dias de hoje, contribui para desenvolver e escrever novas páginas em nossa combalida, porém viva história.
Viva Franck!

Chico Expedito (Ator, Diretor e Professor de Teatro)

MUITAS FACES

Franck Terranova, um artista de muitas faces que transita entre a palavra escrita e a cantada, seus versos traduzem com grandeza as coisas mais simples, o olhar sempre captando o que pessoas comuns não captam. Nos arrastando ao mundo do imaginário ao qual somos surpreendidos, ser poeta não basta, ser ator também não, escritor não o conforta, pois, nosso artista não se limita experimentar apenas uma arte, antes de qualquer coisa Terranova é um apaixonado, pelo mundo, pela vida, pelas pessoas, desvendá-lo não é possível, pois quem nasce livre tem o mistério e o mundo nas mãos, e pode ser quem quiser!

Almir Martins (Músico, Cantor e Compositor).

FRANCK TERRANOVA, POR ELE MESMO

Entre outras coisas é artista plastico, poeta, dramaturgo, arte-educador e teologo com pós-graduação em educação especial e gestão cultural.
Participou como ator e diretor de diversas montagens teatrais, assim como salões de artes plásticas e produções áudios-visuais.
Detém prêmios literários, arte-cênicos e arte-plásticos, além de publicações literárias e composições musicais.

Vídeos