As informações deste registro é histórico gerado em 03/08/2017 ás 23:10:12.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Casa do Capitão-Mor - Centro de Referência Cultural e Histórica de Sobral

Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa - Centro de Referência Cultural e Histórica de Sobral

Site: http://www.casadocapitaomor.com.br

Email: casadocapitaomor.sobral@gmail.com

Telefone Público: (88) 3611-1236

Endereço: Rua Randal Pompeu, 145. Centro. Sobral-CE

CEP:

Logradouro:

Número: 145

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Sobral

Estado: CE

Descrição

Centro de Referência Cultural e Histórica de Sobral, inaugurada em 2007, desenvolvendo atividades voltadas para Educação Patrimonial e História Local.

Atividades realizadas na casa do capitão-mor: VISITAS MEDIADAS À CASA DO CAPITÃO-MOR, VISITA CONTEXTUALIZADA AO CENTRO HISTÓRICO, ATIVIDADE LÚDICO-DIDÁTICA, PALESTRAS DE EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO, OFICINA DOCES LEMBRANÇAS (FARTES, QUEIJADAS E BULINS).


VISITAS MEDIADAS À CASA DO CAPITÃO-MOR Acompanhamento e apresentação da Casa ao público visitante, estimulando a discussão das temáticas da história e do patrimônio cultural do município de Sobral.

VISITA CONTEXTUALIZADA AO CENTRO HISTÓRICO: Atividade desenvolvida de forma complementar a visita a Casa, buscando por meio da visita mediada ao centro histórico tombado, suas edificações e monumentos, compreender o contexto de formação e desenvolvimento da cidade, e as relações entre patrimônio, cultura e história.

PALESTRAS DE EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO,
Atividade desenvolvida na Casa e em outros espaços educacionais, apresentando e discutindo conceitos básicos na área do patrimônio (tombamento, IPHAN, identidade, etc.), levando o público a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização do patrimônio.

OFICINA DOCES LEMBRANÇAS (FARTES, QUEIJADAS E BULINS)
É seguindo a compreensão, de que comer não é somente se alimentar, mas agregar significados de pertencimento a um determinado lugar, que a Casa do Capitão-Mor promove as oficinas de doces com o intuito de não apenas repassar uma receita, mas refletir sobre as relações de memória e modos de fazer desses doces tradicionais na cidade de Sobral.

ATIVIDADE LÚDICO-DIDÁTICA: “DETETIVES DO PATRIMÔNIO” Atividade destinada ao público escolar nas seriações de ensino fundamental (em substituição a visita ao Centro Histórico), usando como cenário para atividade o Núcleo da Igreja Matriz, onde os estudantes através de sete pistas, relacionadas a sete espaços presentes neste núcleo, conhecerão os espaços que influenciaram a formação urbana de Sobral, compreendendo assim a importância da preservação do patrimônio.

Vídeos