As informações deste registro é histórico gerado em 02/08/2017 ás 10:43:56.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

sss O Museu do Eclipse foi criado em 1999, pela Prefeitura Municipal de Sobral, para comemoração dos 80 anos do fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein, ocorrido na manhã do dia 29 de maio de 1919.
O Museu é hoje um ícone de divulgação histórica e científica, estando acessível para visitantes de todas as idades.

Acessibilidade: Sim

Capacidade: 40

Horário de funcionamento: Fechado Para Reforma

Email: museudoeclipse@sobral.ce.gov.br

Telefone Público: (88) 3695-5205

Endereço: Rua Cel. Rangel. Centro - Sobral/CE

CEP:

Logradouro: Rua Cel Rangel

Número: s/n

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Sobral

Estado: CE

Descrição

Em comemoração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, Sobral inaugurou, no dia 29 de maio de 1999, o Museu do Eclipse. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil.
No Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Einstein, além das fotos que registraram a presença da expedição científica em Sobral. Também pode-se conferir fotos de galáxias e planetas, o primeiro mapa lunar do Brasil e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da Teoria da Relatividade. Um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas.
Construído na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse está localizado no ponto de onde foi observado o eclipse de 1919. Sua arquitetura arrojada, com projeto do sobralense Antenor Coelho, tem a forma de duas meias luas. Elas ficam parcialmente no subsolo, encobertas por um gramado, não agredindo o projeto urbanístico da praça. Para compor o complexo, há ainda um monumento erguido em 1974, em homenagem ao eclipse e um outro construído em 1923, e agora recuperado, marcando os 200 anos de fundação de Sobral.
O Museu do Eclipse é um ícone do município, transmitindo às novas gerações a importância do acontecimento de 29 de maio de 1919. Assim, o interesse pela Astronomia é naturalmente despertado, tanto na população local, como nos visitantes.