As informações deste registro é histórico gerado em 19/08/2023 ás 18:08:04.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Escola de Dança de Paracuru

A Escola de Dança de Paracuru é um espaço de formação em dança e coreografia, integra a Rede de Escolas da Cultura do Estado do Ceará e é, também, um Ponto de Cultura.
Foi fundada em maio de 2003, pelo bailarino Flávio Sampaio e tem como missão fomentar a dança em sua formação, construção, pensamento, fruição e divulgação.

Email: flaviosampaiobale@yahoo.com

Telefone Público: (85) 99201-5722

Descrição

Fundada em maio de 2003, a Escola de Dança de Paracuru, tem, ao longo do tempo, promovido mudanças substanciais na educação artística de crianças e adolescentes e na vida cultural da cidade onde se insere.
Atende a crianças e adolescentes em cursos de formação regular de dança e em cursos livres oferecidos a população em geral. Sua Organização Curricular foi elaborada privilegiando o crescimento humano, a produção de conhecimentos, a reflexão crítica, o estudo do corpo e do movimento, o desenvolvimento de técnicas e de diversas linguagens para dança e da consciência do movimento. Propõe o desenvolvimento de habilidades que propiciem instrumentos para um corpo-sujeito e pensamentos geradores de linguagens em dança, codificadas e não codificadas, de processos educativos e criativos da área do conhecimento sensível, através do coreográfico, teatral, musical, plástico e da história e da pesquisa em dança.
O currículo foi elaborado contemplando as competências gerais previstas para a formação do artista bailarino, criador e capaz de replicar metodologias, prevendo situações que levem o aluno a aprender a pensar, a aprender a aprender, a mobilizar e articular conhecimentos, habilidades e valores em níveis crescentes de complexidade.
A metodologia de ensino da Escola de Dança de Paracuru está detalhada no livro Balé Passo a Passo, (Expressão Gráfica. Fortaleza, 2013), de Flávio Sampaio. Foi apresentada em dez universidades brasileiras, na Escola de Dança do Estado de São Paulo, no Festival de Dança de Joinville, na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e no Curso de Mestrado em Dança da Escola de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É adotada como base pedagógica no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas, serviu de modelo para a elaboração do Projeto Pedagógico da Escola de Dança do Cabo Verde Ballet Nacional e recebeu da Fundação Itaú Cultural o prêmio “Rumus Educação” – 2011/2012.
Diversos trabalhos acadêmicos foram realizados sobre o Projeto da Escola de Dança de Paracuru; "Pesquisa em Balé no Brasil". Organização de Eleonora Santos e Rousejanny Ferreira. “Movimentos de uma juventude bailarina: estigma, sexualidade e formação na Escola de Dança de Paracuru” (Tese de Doutorado defendida na Universidade Federal do Ceará - 2014), do professor Marcos Antônio A. Campos. Das dissertações de mestrado: O Balé de Flávio Sampaio na Academia, um diálogo com Projeto Pedagógico do Curso de Dança da Universidade Federal de Alagoas (Curso de Mestrado em Dança da Universidade Federal da Bahia – 2015 e publicada pela editora da Universidade Federal de Alagoas), da professora Isabelle Pitta; Coreografias da Politica Cultural – Dancituras da Diferença na Escola de Dança de Paracuru, (Curso de Mestrado em Políticas Culturais - Universidade Federal do Ceara – 2010), da jornalista Thaís Gonçalves; Das dissertações: Dança, sua relação com o Lazer e a Educação (Universidade Federal da Paraíba, 2010), de Yanni Atália e O Ballet Masculino em Paracuru- a visão do estereótipo, (Curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza - 2009), de Ádila Lucas. E, também é detalhada. como objeto de pesquisa. no livro didático Todas as Artes – 8º ano do Ensino Fundamental, (Editora Ática. São Paulo, 2003) de Eliana Pougy e A Dança da Rede – As Redes da Dança - Instituto Festival de Dança de Joinville, Joinville, 2019. Há material informativo sobre seu funcionamento na Biblioteca da Universidade de Coimbra e na Biblioteca do Instituto Politécnica de Lisboa.
Alguns de seus alunos já realizaram residência artística no Centre Coreographique de Basse Normandie – França, na Lia Rodrigues Cia de Dança – Rio de Janeiro, no Lume Teatro - Universidade de Campinas, no “Projeto Outras Danças” (que reunia bailarinos e coreógrafos do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai) e no Cabo Verde Ballet Nacional. A Paracuru Cia de Dança que a representa artisticamente já se apresentou em diversos estados brasileiros, na França, em frente ao Museu D’Orsay, em Paris, na Cidade de Praia, durante as comemorações dos 40 anos de independência da República de Cabo Verde e em 2015 foi destaque na programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará.
Com a premissa de universalização e democratização do conhecimento e através de parcerias com outras entidades ou como voluntariado, a Escola de Dança de Paracuru promoveu, para seus alunos, cursos breves com alguns importantes professores da atualidade, como:
Ana Bottosso / Balé de Diadema
Anne Cecilli Massoni / Universidade de Poitiers – França.
Andréa Bardawil / Curso Técnico de Dança do Ceará.
Carlos Simioni / Lume Teatro - Universidade de Campinas-SP.
Cássia Navas / Universidade de Campinas-SP.
Catherine Legrand / Les Carnets Bagouet –França.
Daniele Flor / Balé da Cidade de Natal.
Fábio Giorgio / SEBRAE – Ceará.
Isabel Marques / Instituto Caleídos
Isabelle Rocha / Universidade Federal de Alagoas.
Jorge Garcia / Balé da Cidade de São Paulo
Julie Nioche / Conservatório Nacional de Dança de Paris– França.
Lia Rodrigues / Companhia de Dança Lia Rodrigues.
Luciana Paludo / UFRGS
Luiz Fernando Bongiovanni / Balé do Teatro Guaíra
Marcos Campos/ Universidade Federal do Ceará.
Marisa Bucoff - Balé da Cidade de São Paulo.
Martin Heslop / InstitutoLaban de Londres.
Mateo Molles / Conservatório Real da Bélgica.
Michafe Latini Hubert / Centro Coreográfico da Baixa Normandia – França.
Minna Touvinen – Finlândia.
Nora Esteves / Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Paula Águas / UniverCidade - Rio de Janeiro.
Paulo Caldas / Universidade Federal do Ceará.
Regina Advento / Pina Bausch Ballet de Wupertal – Alemanha.
Regina Miranda / Centro Coreográfico do Rio de Janeiro / Instituto Laban de Nova York.
Rosa Primo / Universidade Federal do Ceará.
Rooselvet Pimenta / Balé Cidade de Natal.
Sylvain Prunenec / Les Carnets Bagouet–França.
Steven Happer – Suíça, Rio de Janeiro.
Silvina Szperling / Escola Internacional de Cinema de Buenos Aires – Argentina.
Thereza Rocha / Universidade Federal do Ceará.
Toulla Limniaios / Grécia, Alemanha.
Vanilton Lakka / Universidade Federal da Bahia.
Vera Aragão / Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ressalte-se ainda o valor social da Escola de Dança de Paracuru, uma vez que possibilita e orienta o aluno a promover de forma individual e coletiva o enriquecimento artístico-cultural de sua comunidade, contribuindo assim com o exercício da cidadania.
.