As informações deste registro é histórico gerado em 30/05/2019 ás 21:00:38.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rodrigo Brasil

Pesquisador sonoro, natural de Jabaquara SP, criado em Itapipoca CE

Site: https://rodrigobrasil.46graus.com/

Email: rodrigobrasil88@gmail.com

Telefone Público: (88) 99624-0295

Endereço: Rua das Dores, 38 , Centro, 62010-410, Sobral, CE

CEP: 62010-410

Logradouro: Rua das Dores

Número: 38

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Sobral

Estado: CE

Descrição

RODRIGO BRASIL,

Guitarrista, Compositor e Artista Plástico natural de Jabaquara SP, teve seu primeiro contato com a arte na cidade de Itapipoca CE em 2008, entrando para o grupo Pseudo Bossa, coordenado pelo arte educador Jonas Cordeiro. Participando dos espetáculos Black Life Forever e no Ceará é assim é assim no Ceará, onde fez parte do processo de montagem e atuou como músico em cena.

Integrou o Projeto Mais Educação, do Ministério da Educação, onde foi monitor de Grafite/Arte urbana, desenvolvendo trabalhos de pintura de rua com crianças de 9 a 14 anos, no Colegio Francisca de Morais Pontes, por 2 anos.

Co-fundou junto de Zeca e Neirton Filho o projeto Sem mesa, Sem bar. União de três músicos radicados em Sobral. O projeto iniciou suas vivências de imersão e composição em 2013, resultante na criação de um repertório autoral que mistura música e poesia, atravessando e criando imagens, um espetáculo sobre bêbados que não encontraram mais o caminho de casa, em uma cidade quente, empoeirada e fechada. Espetáculo “Cabeludos Bêbados na Terra do Mormaço”.

Em 2013 ingressou no curso de licenciatura em musica da Universidade Federal do Ceará, no mesmo ano foi bolsista da Cameratas de Violões da UFC em Sobral ministrada pelos professores do curso Marcelo Mateus e João Emanuel, fez parte do Grupo de Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, ministrado pelo professor Tiago Carvalho no projeto Praticas Musicais no Contexto Urbano da Cidade de Sobral-CE algumas constatações preliminares, projeto esse que resultou em uma apresentação na comunicação do XXIV congresso da ANPPOM realizado na UNESP em São Paulo. Participou do processo de montagem e apresentação do Espetáculo A Missa do Vaqueiro dirigido pela professora Simone Sousa em 2013, Suíte Cabaré 2014 e Capoeira de Besouro 2015.

No mesmo ano co-fundou com outros músicos/estudantes do curso de Música da Universidade Federal do Ceara, a banda de Tropical Indie - Procurando Kalu, que desde sua criação, vem tomando espaço na cena autoral cearense, participando de festivais e mostras de grande relevância pra cultura do estado, criando, interferindo e transitando em diversas linguagens artísticas.

Desde 2016, a banda passou a compor o line up de festivais com grande visibilidade nas cidades de Sobral, Fortaleza e na região do Cariri (Sul do Ceará), dentre esses festivais podemos destacar a Feira da Música, da qual a banda fez parte de três edições, sendo uma na cidade de Sobral e duas em Fortaleza, o que proporcionou a banda mais visibilidade diante do público que frequenta o festival.

Passando por Conecta Festival, Festival NOIA (melhor banda pelo júri popular), Virada Cultural Ocupa Sobral, Sobral Cidade das Artes, Grito Rock, Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza e Juazeiro do Norte – Cariri), Verão Sobral, também passando por duas importantes edições da Maloca Dragão, uma delas em 2018, onde lançou o single “PsicoTropical”.

Em 2017 começou uma investigação com o Performer e pesquisador do Corpo Felipe Castro, que resultou na performance CORPOCO, propondo uma reflexão sobre os lugares invadidos pela intensidade do encontro visual.

Em 2018 passou a integrar a Toca da Matraca uma residência e coletivo de artistas da cidade de Sobral, contemplado em 2019 no Edital Poetas da Cena com o Espetáculo Das Dores 38, dirigido pelo encenador Jander Alcântara.

Vídeos