As informações deste registro é histórico gerado em 22/03/2023 ás 21:08:24.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rosângela Ampúdia

Rosângela Ampúdia- Brincante da Cultura Popular Brasileira - Arte educadora, percussionista ( Caixeira do Divino), contadeira de histórias, cantadeira, compositora, Atriz e Artesã.
Brincante na ala das baianas do Maracatu Solar de Fortaleza, Caixeira do Divino do Reisado Brincantes Cordão do Caroá de Fortaleza.
Criou a Cia Conto e Cantoria em Fortaleza (2013).

Site: https://www.youtube.com/@Andorinhar

Telefone Público: (85) 32238192

Endereço: Vila Oito de Maio, Casa, Benfica, Fortaleza, undefined, CE, 60015-410

CEP: 60015-410

Logradouro: Vila Oito de Maio

Número: 25

Complemento: Casa

Bairro: Benfica

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Sou Rosângela Ampúdia. Fui criada com meus avós maternos. Minha avó Maria, artesã nata, exímia costureira e bordadeira, foi também lavadeira em rio mineiro em determinada fase de sua vida e era uma cantadeira que enquanto trabalhava cantava suas raízes. Meu avô, também um artesão do macramê, confeccionava constantemente sacolas e bolsas de pontos básicos. Com este aprendizado, ministrei diversas Oficinas das sacolas e bolsas de macramê, nos Sescs/SP E todo essa riqueza de conhecimento me foi passada como herança.
Pela caminhada da vida cultural e artística, vivenciei em Campinas - SP, Grupos renomados como o Urucungos, Puítas e Quijengues, criado por Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade. Nesse grupo me tornei sambadeira, cantadeira e continuei atriz. Foi a fase que também vivenciei diversos mestres griôs, mestras como a Caixeira Cristina Bueno que me fez também percussionista e Caixeira do Divino.
Com a mudança para em Fortaleza- Ce em 2013, me inseri na cultura e vida artística da cidade como Brincante do Maracatu Solar, onde danço na ala das baianas. No Reisado Brincantes Cordão do Caroá, atuo como percussionista e vocal. Para passar toda cantos de trabalho, brincadeiras e danças de minhas lembranças afetivas e vivências culturais, idealizei e criei a Cia Conto e Cantoria, onde sou percussionista e ensino também a percussão. Cantamos e fazemos Contações de histórias autorais, focando no meio ambiente e sustentabilidade, num trabalho de conscientização de maneira lúdica, exercendo a Arte Educação.

Vídeos