As informações deste registro é histórico gerado em 06/01/2023 ás 14:13:51.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Instituto de Arte e Educação Circo Multicor

sss Promoção dos direitos humanos, por meio da arte e educação, com foco na inclusão social, e no combate a qualquer forma de ameaças, violências, discriminação e preconceito.

Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Rampa de acesso;Cadeira de rodas para uso do visitante

Horário de funcionamento: Manhã: 7h às 11h Tarde: 13h às 17h

Site: https://www.circomulticor.org.br/

Email: circomulticor@gmail.com

Telefone Público: (85) 99833-6919

Endereço: Rua C, 00, Entrada da cidade, Loteamento Residencial Beberibe, 62840-000, Beberibe, CE

CEP: 62840-000

Logradouro: Rua C

Número: 00

Complemento: Entrada da cidade

Bairro: Loteamento Residencial Beberibe

Município: Beberibe

Estado: CE

Descrição

O Instituto de Arte e Educação Circo Multicor nasceu com a realização de um sonho de uma professora do município de Beberibe/ CE. No início, era conhecido como SABE – Sociedade Assistencial de Beberibe, instituição criada no ano de 1983, cuja função era à gestão de um hospital filantrópico. Mas, a partir de 2010, nossa história seguiu outro caminho. Sentimos a necessidade de cuidar das pessoas de uma forma integral, com projetos voltados para a prevenção, promoção e proteção de direitos humanos de crianças e adolescentes e de suas famílias.
Para tanto, convidamos também os profissionais envolvidos com as políticas de educação e assistência social, a fim de compormos uma rede de proteção à infância. O que nos impulsionou na escolha das atividades foi a observação, entre as crianças e adolescentes das escolas públicas, das muitas violências raciais as quais os expunham a uma vida de sofrimento, com questões relacionadas às dificuldades com as suas identidades, com seus corpos e cabelos. Identificamos, com isso, os impactos na aprendizagem, e, por conseguinte, na definição de um lugar de inferiorização, também, no campo econômico. As desigualdades raciais, somadas as desigualdades sociais, geram, cada vez mais, uma série de problemas a população negra, cuja reparação histórica, por conta dos processos de escravização, tão preconizada pela Constituição de 1988, não chegou.
No entanto, não bastava o desejo, precisávamos de parcerias para alcançar nossos sonhos. E, dessa forma, nos juntamos, a Prefeitura Municipal de Beberibe, Fundação Itaú Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), à Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial/Ceará (CEPPIR), Instituto Mangará e Núcleo de Africanidades Cearense da Universidade Federal do Ceará-UFC. Começamos o nosso primeiro projeto intitulado “Movimento por uma Infância e adolescência sem Racismo”, ao mobilizar escolas, equipamentos sociassistenciais, famílias e comunidade, formando professores/as e educadores/as. Dentre os frutos desse trabalho destacamos a publicação de seis livros que discutem essa temática.
Em 2018, iniciamos o atendimento direto às crianças e adolescentes das escolas municipais e comunidades tradicionais da região. O projeto “Circo Multicor - arte e educação por uma infância sem racismo” começara a se tornar referência no debate acerca das relações étnico-raciais. Com apoio de nossos parceiros, começamos a trabalhar com oficinas multilinguagens, produção de livros e material pedagógico, campanhas de desnaturalização do racismo (apresentando-o como violência), formação de professores(as) de história e artes, além da articulação com o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e protagonismo juvenil. Esse projeto nos aproximou dos jovens e nos ensinou que a metodologia pautada nas diversas linguagens da arte e educação, de forma atrativa e profunda, era a melhor estratégia no trabalho com temáticas tão difíceis de serem debatidas.
Em 2019, deixamos de ser SABE e passamos a nos chamar Instituto de Arte e Educação Circo Multicor. O que era um projeto torna-se uma instituição. Em parceria com a Fundação Itaú Social, o nosso circo avançou em outras temáticas, para outros territórios e com a construção da sede própria, circular, lúdica, alegre e acolhedora, passamos a ser uma referência ainda maior, com uma identidade associada ao enfrentamento às ameaças e violências, preconceitos e discriminações, em meio a uma sociedade produtora de tantas desigualdades. O nosso endereço é o lugar, em Beberibe, cuja ação vai de encontro, a valorização da história e do legado afro-indígena, a reeducação para as relações étnico-raciais e inclusão de novos saberes no currículo escolar.
A nossa história, encontra-se entrelaçada à história de Beberibe, ao cotidiano de crianças e adolescentes, os quais, além de vivenciarem os problemas próprios da idade, ainda se veem imersos em inúmeras situações de violência. A cada dia, nos deparamos com muitos desafios, mas, o nosso compromisso com a emancipação humana, a nossa sede por justiça social, é o que nos move e nos potencializa a aprendermos sempre. Afinal de contas, precisamos acompanhar o movimento do mundo, ampliar parcerias, a fim de podermos dar conta do que a realidade exige de nós.
Eu sou Lucelena, idealizadora do Circo Multicor, professora de escola pública, pesquisadora, escritora e uma das condutoras desse grande espetáculo que é o nosso circo.

Vídeos

Publicado por

Lucelena Honorato de Lima

Pedagoga, com especialização em Literaturas da Língua Portuguesa, escritora e pesquisadora na área das relações étnico-raciais; Coordenadora de projetos no Instituto Circo Multicor.