As informações deste registro é histórico gerado em 21/01/2015 ás 12:05:47.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Museu Dom José

sss Museu pertence à Diocese de Sobral considerado o quinto museu de arte sacra mais importante do Brasil, como mais de trinta mil peças em seu acervo.
Fundado pelo bispo diocesano Dom José Tupinambá da Frota em 29 de março de 1951 , o museu está instalado num palacete de estilo luso-brasileiro construído em 1844 pelo major João Pedro Bandeira de Melo.

Endereço: Av. Dom José 878. Centro. Sobral-CE

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

Construído pelo Major João Pedro Bandeira de Melo em 1844, o prédio em estilo império é integrante da Segunda Fase dos sobrados sobralenses. Ao início da década de 1940 passou a ser o Palácio Episcopal de Dom José, permanecendo assim até o final da década de 1960.

Fundado oficialmente por Dom José Tupinambá da Frota em 29 de março de 1951, o Museu possui um valioso acervo adquirido entre os anos de 1916 e 1959. Dom José recolheu peças em Sobral, e outras regiões do Ceará, do Maranhão, do Pará e do Amazonas chegando, atualmente, a compor um acervo com mais de 30.000 peças, além de uma coleção numismática com 20.394 moedas.

O Museu Dom José possui coleções de porcelana, cristal, imaginária, mobiliário, paleontologia, etnologia, arqueologia, armaria, numismática, indumentária, ourivesaria, iconografia, adereços e acessórios. É uma instituição ligada à arte, nacional e européia, dos séculos XVII, XVIII e XIX. Hoje é considerado o maior Museu do Ceará e um dos maiores do Brasil em Arte-Sacra e Arte Decorativa, tornando-se assim, um magnífico painel da história social de Sobral e municípios norte-cearenses.