As informações deste registro é histórico gerado em 07/11/2022 ás 17:03:43.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Dandara Portela

Artiste estudante de teatro na Universidade Federal do Ceará, modelo, atriz e performer. Já realizou trabalhos como cantor, dubladora, pintore e designer gráfica. Já foi monitor de teatro na rede Cuca, bolsita da Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte, participa e participou de diversos cursos artísticos no Vila das Artes, Theatro José de Alencar e Porto Iracema das Artes.

Site: https://www.instagram.com/dandaraportelaa/

Email: dandaraportelatrabalho@gmail.com

Telefone Público: (85) 98225-7327

Descrição

Em 2018 iniciou sua carreira de modelo, trabalhando para diversas marcas e estilistas cearenses, como Aika, Lenita, Kallil Nepomuceno, Nica, Interni, Gisela Frank, Dribbled, Nica, Catarina Mina, entres outros. Participou de desfiles no Dragão Fashion Brasil e Ceará Fashion Moda Contemporânea.
Em 2019 iniciou sua pesquisa em malabares com bambolê e em 2022 realizou trabalhos de performance e pirofagia, na festa Metamorfose e Fortal.
Em 2020 participou como dubladora no projeto Minuto Quarentena Kids, contemplado pela Lei Aldir Blanc. Além disso, iniciou a fazer colagens digitais, onde realizou um trabalho de finalização do curso Corpo-F3chado: Ateliê de criação desobediente no Porto Iracema das Artes. Também deu inicio as vendas no brechó Reinventar, a fim de participar de uma moda circular.
Em 2021, quando foi monitora de teatro na Rede Cuca, realizou uma pesquisa de finalização, onde a partir de um experimento sonoro da coleta da paisagem sonora do bairro Sapiranga, desenvolveu um experimento cênico - utilizando-se de técnicas teatrais - trazendo temas como o impacto ambiental da invasão imobiliária e crítica política da conjuntura contemporânea.
Em seguida, iniciou no artesanato, com o projeto Ateliê Andira, onde produz telas abstratas que partiu da necessidade de escorrer em movimento, de dar cor as andanças e construir material para processar e entender o que se tem dentro, sendo também uma possibilidade de encontro que estimula a imaginação e conta histórias a partir da imprevisíbilidade da técnica do derramamento acrilíco.
Em 2022 participou como backing vocal e produziu a arte de capa do single Liberdade de caiobá. Participou como atriz do curta-metragem universitário Dona Sandra e no projeto Acervo ICA desenvolvido na bolsa da Produção Cultural, onde também realiza várias atividades de concepção, elaboração, realização e divulgação de eventos do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Estagiou na escola Professor José Júlio da Ponte. Participou do experimento cênico M4R Pl4ST1C0 no Teatro Universitário.
Atualmente está em processo de montagem no Curso de Princípios Básicos de Teatro e na turma de Formação Continuada em Teatro do Vila das Artes.

Vídeos