As informações deste registro é histórico gerado em 13/09/2022 ás 20:01:29.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rosângela Ampúdia

Rosângela Ampúdia- Brincante da Cultura Popular Brasileira - Arte educadora, percussionista ( Caixeira do Divino), contadeira de histórias, cantadeira, compositora, Atriz e Artesã.
Brincante na ala das baianas do Maracatu Solar de Fortaleza, Caixeira do Divino do Reisado Brincantes Cordão do Caroá de Fortaleza.
Criou a Cia Conto e Cantoria em Fortaleza (2013).

Telefone Público: (85) 99970-1378

Endereço: Rua Confúcio Pamplona, 109, Casa, Benfica, 60015-390, Fortaleza, CE

CEP: 60015-390

Logradouro: Rua Confúcio Pamplona

Número: 109

Complemento: Casa

Bairro: Benfica

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Rosângela Ampúdia, vinda do interior paulista se define nos versos de sua música: “Trago em mim contos e cantorias que vim colhendo na caminhada da vida (…) Pelos caminhos que caiam as sementes pra ser colhidas e cantadas mais à frente.”
Pela caminhada da vida cultural e artística, muitos mestres e ensinamentos a partir das manifestações culturais que sempre circundaram. Em Campinas/SP, participou de grupos renomados como o Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quijengues, criado por Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade. No Urucungos, atuou como atriz, sambadeira e na ala das baianas do Maracatu. Foi quando conheceu mais de perto os Sambas Rurais e compôs suas primeiras músicas. Na mesma fase vivenciou a Capoeira Angola, com Mestre Griô Marcos Simplício e ganhou o apelido de Andorinha, justamente por buscar novos horizontes para suas vivências. Ainda em Campinas, em vivência com a mestra Cristina Bueno, participou do seu Grupo Caixeiras das Nascentes, tornando-se percussionista da Caixa do Divino e cantadeira.
Com a mudança para em Fortaleza- Ce em 2013, se insere na cultura e vida artística da cidade litorânea. Mas, idealizou e criou a Cia Conto e Cantoria, para passar cantos de trabalho, brincadeiras e danças de lembranças afetivas e vivências culturais. Ensina também a percussão, faz Contações de histórias autorais, focando no meio ambiente e sustentabilidade, num trabalho de conscientização de maneira lúdica, exercendo a Arte Educação. Realiza um trabalho intergeracional de resistência e reverência aos nossos mais velhos como cantadeira das raízes, brincadeiras e manifestações ancestrais.

Vídeos