As informações deste registro é histórico gerado em 24/08/2022 ás 15:44:01.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Dandara Portela

Artista estudante de teatro na Universidade Federal do Ceará, modelo, atriz e performer. Já realizou trabalhos como cantora, dubladora, pintora e designer gráfica. Já foi monitora de teatro na rede Cuca, bolsita da Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte, participa e participou de diversos cursos artísticos no Vila das Artes, Theatro José de Alencar e Porto Iracema das Artes.

Site: https://www.instagram.com/dandaraportelaa/

Email: porteladandara@gmail.com

Telefone Público: (85) 98225-7327

Descrição

Em 2018 iniciou sua carreira de modelo, trabalhando para diversas marcas e estilistas cearenses, como Aika, Lenita, Kallil Nepomuceno, Nica, Interni, Gisela Frank, Dribbled, Nica, Catarina Mina, entres outros. Participou de desfiles no Dragão Fashion Brasil e Ceará Fashion Moda Contemporânea.
Em 2019 iniciou sua pesquisa em malabares com bambolê e em 2022 realizou trabalhos de performance, na festa Metamorfose e Fortal.
Em 2020 participou como dubladora no projeto Minuto Quarentena Kids, contemplado pela Lei Aldir Blanc. Além disso, iniciou a fazer colagens digitais, onde realizou um trabalho de finalização do curso Corpo-F3chado: Ateliê de criação desobediente no Porto Iracema das Artes. Também deu inicio as vendas no brechó Reinventar, a fim de participar de uma moda circular.
Em 2021, quando foi monitora de teatro na Rede Cuca, realizou uma pesquisa de finalização, onde a partir de um experimento sonoro da coleta da paisagem sonora do bairro Sapiranga, desenvolveu um experimento cênico - utilizando-se de técnicas teatrais - trazendo temas como o impacto ambiental da invasão imobiliaria e crítica política da conjuntura contemporânea.
Em seguida, iniciou no artesanato, com o projeto Ateliê Andira, onde produz telas abstratas que partiu da necessidade de escorrer em movimento, de dar cor as andanças e construir material para processar e entender o que se tem dentro, sendo também uma possibilidade de encontro que estimula a imaginação e conta histórias a partir da imprevisíbilidade da técnica do derramamento acrilíco.
Em 2022 participou como backing vocal e produziu a arte de capa do single Liberdade de caiobá. Participou como atriz do curta-metragem universitário Dona Sandra e no projeto Acervo ICA desenvolvido na bolsa da Produção Cultural, onde também participou como locutora.
Atualmente está em processo de montagem no Curso de Princípios Básicos de Teatro e com o espetáculo "A casa de Bernada Alba", na Cia Dhimari de Teatro.