As informações deste registro é histórico gerado em 20/07/2022 ás 21:24:41.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Érica Evangelista Ribeiro Vieira

Graduanda em Dança pela UFC, arte educadora, pesquisadora da cultura popular afro brasileira, intérprete-criadora, dançarina, coreógrafa, artesã, participante do Afoxé Oxum Odolá e Afoxé Acabaca (Fortaleza CE) e Rainha do MARACATU SOLAR.

Portfólio: https://www.behance.net/ericaervieira

Site: https://www.behance.net/ericaervieira

Email: ericaevangelistarvieira@gmail.com

Telefone Público: (85) 996871815

Descrição

ÉRICA VIEIRA

Érica Evangelista Ribeiro Vieira, mulher negra, periférica, Graduanda em licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará, descobriu-se como dançarina na infância, quando estudou balé e jazz. Desde muito cedo participou de atividades ligadas à dança e ao corpo, mas descobriu a cultura popular e as danças afro-brasileiras com a bailarina e coreógrafa Renata Oliveira no ano de 2013.
Desta data em diante, participou de várias oficinas e cursos de Renata e dos movimentos culturais da cidade de Campinas – Sp. Tais acontecimentos possibilitaram-lhe descobrir sua identidade racial e cultural, empoderando-se ainda mais de seu corpo, de suas potencialidades culturais e reconhecimento de suas raízes ancestrais. Dali em diante, a cultura afrobrasileira, e afroindígena , em suas mais diversas linguagens, tornou-se objeto de suas pesquisas e práticas artísticas.
Desde 2014 passou a compor o Bloco Cultural de Carnaval União Altaneira, mais precisamente na ala de dança Maré Altaneira, voltada ao acompanhamento dos músicos e animação dos participantes do carnaval de rua de Campinas, por meio de um espetáculo coreografado e em constante contato com o público.
Em 2016, por convite de Renata Oliveira, passou a integrar como bailarina o espetáculo Saias, o qual foi contemplado pelo edital FICC (Fundo de Incentivo Cultural de Campinas), da Prefeitura da Cidade, apresentando o espetáculo ao público de outubro a dezembro de 2018, atuando ali também como dançarina, auxiliar de figurino e maquiadora. A partir deste evento criou-se o grupo GiraSaia voltado à representatividade da mulher brasileira em suas manifestações populares.
Desde 2019 mora na cidade de Fortaleza - CE, onde desenvolve trabalhos como atuações, mediação cultural, oficinas de danças afro (Ijexá, jongo, lundu, maracatu, coco, samba de roda, dança dos orixás), preparação corporal, coreógrafa na Cia. Dança Solar, integra a comissão de confecção de adereços cênicos e fantasias de maracatu na SOLAR- Associação Cultural Solidariedade e Arte. Brincante de maracatu Cearense, é desde 2019 Rainha do Maracatu Solar; Faz parte também do Afoxé OXUM ODOLÁ e ACABACA da cidade de Fortaleza.
Desde 2020 faz parte do grupo de extensão vinculado aos cursos de Dança da UFC: 'Coletivo AREIA - Pesquisa Artística e Criação em/com Dança' coordenado pela Prof. Emyle Daltro.
É pesquisadora no Laboratório de Criação do Centro Cultural Bom Jardim com o Projeto 'Luzia: quando nasce uma mãe?', com orientação de Tati Souza e Caroline Holanda.