As informações deste registro é histórico gerado em 10/05/2022 ás 13:32:52.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Quadrilha Junina Beija Flor do Sertão de Aracatiaçu

Desde 2013;
De Aracatiaçu/Sobral;
Espaço Cultural Manoel Mendes Correa;
• Realizar apresentação de quadrilha junina.
• Fortalecer as atividades culturais do distrito.
• Fazer com que os jovens tenham atividades ocupacionais na área da dança.
• Fomentar as festas juninas, como meio de interação entre comunidade e quadrilha, para crescimento de conhecimentos e troca de experiência.

Email: beijaflordosertaodearacatiacu@outlook.com

Telefone Público: (88) 3615-6044

Endereço: Rua Cel. Miguel Arruda, 422, Aracatiaçu, Centro, 62111-000, Sobral, CE

CEP: 62111-000

Logradouro: Rua Cel. Miguel Arruda

Número: 422

Complemento: Aracatiaçu

Bairro: Centro

Município: Sobral

Estado: CE

Descrição

A quadrilha Junina Beija Flor do Sertão existe desde 2013, mas nasceu das quadrilhas improvisadas de Aracatiaçu, como a Filhos de Tremembé, que em seguida veio com nome Botando o Projovem pra Dançar, entre outras. Recebeu o nome de Beija Flor do Sertão devido ao pássaro beijar-flor que é muito comum no lugar, que sempre visita as flores das árvores e por sua beleza exuberante. Desde 2013 o grupo participa, na categoria: mostra infanto juvenil, do Festival de Quadrilhas do município de Sobral, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Atualmente o grupo é composto de 16 pares, 2 coreógrafos e aderecistas, 2 organizadores, 1 captador de recursos, 15 apoios, entre outros colaboradores, somando um total aproximado de 50 pessoas, envolvidas diretamente. Os ensaios acontecem nos dias de segunda, terça, quarta e quinta-feira, no Espaço Cultural Manoel Mendes Correa, das 20 às 22h.
Em 2013 a Beija Flor participou do I Circuito de Quadrilhas do Interior, realizado pela mesma e por quadrilhas do distrito de Lisieux e Taperuaba, nos referidos distritos. Participou também nos anos de 2013 e 2014 dos festejos de Santo Antonio. Os personagens de destaque são: casal de noivos, rainha, marcador e os personagens do casamento matuto.
Em 2015, foi nosso primeiro ano que a quadrilha Beija Flor do sertão participou do mesmo festival na categoria, adulto – competição como tema de um dos maiores ícones da cultura nordestina, Luiz Gonzaga. Em 2014 a Beija Flor participou do I Mostraçu (Mostra Cultural de Aracatiaçu) de Aracatiaçu, 2015 e 2016 a Beija flor participou da competição do festival de quadrilha junina do município de Sobral.
No ano de 2017, vinhemos mostrar os brinquedos e brincadeiras infantis que muito vem se perdendo com a avanço da tecnologia, muitas das brincadeiras de infância, estão se perdendo devido esse advento da internet. Participamos ainda, no mesmo ano do festival de quadrilhas da Cidade de Irauçuba, onde fomos muito bem recebidos.
Já no ano seguinte (2018) vinhemos com um tema bastante enriquecido pela a cultura e a literatura do nosso Ceará. Trouxemos para os festivais a História de Iracema, a virgem dos lábios de Mel, do escritor cearense José de Alencar. Contamos a história da Índia mais bela e Determinada do nosso Ceará. Fizemos uma linda apresentação, onde fomos bastante elogiados pelos os jurados presentes.
No ano de 2019 a Beija-flor do Sertão de Aracatiaçu propôs o projeto Sou negro, sou história, sou legado do Brasil, que tem o intuito de afirmar a cultura negra como constituinte da história do Brasil, portanto de seu povo. A escolha do tema veio consolidar e homenagear principalmente, grandes nomes da cultura negra nordestina, como Zumbi e Dandara, que em sua época e ainda hoje são símbolos de força e resistência. Esta memória será celebrada por diversos moradores de Aracatiaçu, que durante o mês junho faz a festa de santo Antonio, padroeiro de Aracatiaçu e junto com ela as apresentações da quadrilha Beija-flor do Sertão. Nessa época o distrito se “veste” do São João. Anterior a este período as instituições locais, especialmente as escolas, alguns educadores, religiosos e agentes culturais locais sentam-se para planejar o ciclo junino de Aracatiaçu e sem dúvida alguma, a atração principal é a quadrilha Beija-flor do Sertão. Fomos muito felizes com esse tema, pois chegamos a ficar entre os melhores enredos no festival de Sobral.
Já em 2020 e 2021 não tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho a frente da quadrilha, pois veio a pandemia do corona vírus que nos impossibilitou de estarmos junto e mostrando aquilo que sabemos fazer de melhor que é dançar o São João e nossa cultura popular.

Vídeos