As informações deste registro é histórico gerado em 29/04/2022 ás 19:00:15.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Antônio Robson Cavalcante Lêdo

Escritor, diretor, ator, arte-educador, produtor cultural e professor de história, é um dos fundadores da Arte Jucá, instituição com 20 anos de atuação no Sertão dos Inhamuns, nas áreas do teatro, música, literatura, artes plásticas e áudio visual.
Como artista cênico dirigi a companhia Artes Cínicas de Teatro e o grupo Juká de Teatro, ambos com inúmeros espetáculos montados no currículo e passagens por festivais de reconhecida relevância como FNT - Guaramiranga (CE), Mostra SESC Cariri (CE), Lino Rojas (SP), Popular do Recife (PE), Mostra de Teatro de Rua de São Miguel Paulista (SP), Festival Internacional de Teatro de Rua de Teresópolis (RJ), Tangolomango (Bogotá - Colômbia), entre outros.
Atualmente dirige a ELTI – Escola Livre de Teatro dos Inhamuns e desde 2010 é Coordenador Geral do Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, evento que vem se consolidando como um dos mais importantes do gênero na América Latina, com 12ª edições já realizadas. Desde 2015 é membro da Academia Tauaense de Letras, e em 2020 foi eleito presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Município de Tauá.

Email: robson_arneiroz@hotmail.com

Telefone Público: (88) 3419-1076

Endereço: Perimetro Irrigado Varzea do Boi, 129 , sede distrital, 63660-000, Tauá, CE

CEP: 63660-000

Logradouro: PIVB, Colonos, setor I

Número: 129

Complemento:

Bairro: sede distrital

Município: Tauá

Estado: CE

Descrição

É professor de história, arte-educador, escritor, diretor, ator e produtor cultural. Sua trajetória educacional e artística se confunde com a da Associação dos Amigos da Arte Ciência e Cultura de Arneiroz – Arte Jucá, fundada por ele em maio de 2000 e que nos últimos 19 anos vem desenvolvendo importante ação cultural no Sertão dos Inhamuns, com ações nas áreas do teatro, música, literatura, artes plásticas e áudio visual, tendo sido agraciada por duas vezes com o Prêmio Ceará Vida Melhor (2006, 2008), concedido pelo Governo do Estado a instituições não governamentais e sem fins lucrativos pela relevância dos serviços prestados na área social.

Foi presidente do Fórum de Cultura e Turismo da região dos Inhamuns e dirigente municipal de cultura da cidade de Arneiroz (2005-2006). Como gestor teve participação fundamental no desenvolvimento do projeto que levou o município a conquistar o selo Unicef por duas vezes (2006 e 2008).

Como artista cênico dirigi o Juká de Teatro, grupo que até 2018 contabilizava 13 espetáculos montados no currículo (09 de sua autoria), e passagens por festivais de reconhecida relevância como FNT - Guaramiranga (CE), Mostra SESC Cariri (CE), Lino Rojas (SP), Popular do Recife (PE), Mostra de teatro de São Miguel Paulista (SP), Festival Nacional de teatro de Rua de Teresópolis (RJ), Tangolomango (Bogotá - Colômbia), entre outros. Muitos de seus projetos já foram contemplados por editais estaduais e nacionais, como Incentivo as Artes, BNB de Cultura, Caixa Cultural, Carequinha de Estimulo ao Circo e o Artes Cênicas na Rua.
Atualmente dirige a ELTI - Escola Livre de Teatro dos Inhamuns e desde 2010 é Coordenador Geral do Festival dos Inhamuns ― Circo, Bonecos e Artes de Rua, evento que vem se consolidando como um dos mais importantes do gênero na América Latina, já em sua oitava edição. Em 2015 se tornou membro da Academia Tauaense de Letras

Vídeos