As informações deste registro é histórico gerado em 26/03/2022 ás 11:48:52.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Nivea Jorge

Sou bailarina, performer com formação em ballet classico(Escola Ismael Guiser,SP), curso Capacitação de Bailarino e Ensaiador no Colégio Dança do Ceará.

Turismóloga com atenção voltada à práticas do turismo comunitário

olaboradora e artista docente de dança na Escola Livre Balé Baião no Curso Técnico Continuado em Danças Cênicas Contemporâneas/Ponto de Cultura Galpão da Cena, auto gestora, produtora cultural e atualmente está com foco na difusão cultural propondo projetos de captação que contemplem a zona rural do Estado do Ceará.

Pesquisadora das linguagens do corpo através da dança, é também terapeuta de reiki, MTVSS (ferramenta do Access Consciousness) e monitora do curso “A construção poética do visível” com Andréa Bardawil onde pesquisa a construção de metodologias em dançaterapia.

PRODUÇÃO CULTURAL
- Coord. produção do Theatro José de Alencar
- Coord. comunicação Feira da Música
festivais
- Festival Vida e Arte
- Bienal Internacional do Livro no Ceará
- Festival de Dança Litoral Oeste
- Mostra de Arte Caseira
- Mostra Performática Intenções
- Festival Balaio Negro
Capacitações
- Seminário de Políticas Públicas Cultura Viva – Secretaria da Cultura do Ceará e Ministério da Cultura
- Curso Massivo (mooc) Cultura e Gestão Cultural
- Auto gestão dos projetos: “Solo de Barro – Primordia”, “Balaias”, “Umbo”

PREMIAÇÕES e CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS
• Espetáculo experimental “Solo de Barro”, 2016
- Edital TAC - Temporada de Arte Cearense do Dragão do Mar (CE)
- Mostra Performática Intenções (CE)
- Dança à Deriva: 4ª Mostra Latino-americana de Dança Contemporânea (SP)
- VII Memórias de Baobá (CE)
• Espetáculo “Solo de Barro - PRIMORDIA”
- X Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará 2015 categoria montagem de espetáculo
- Edital de Ocupação 2017 / Instituto ECOA – Sobral
- Bienal Internacional de Dança do Ceará 2017
- Mostra Pavilhão da Magnólia 2018
- Maloca Dragão 2018
• Espetáculo “BALAIAS”
- XI Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará 2016 categoria circulação de espetáculo - Edital de Ocupação 2017 / Instituto ECOA – Sobral.
• Projeto “UMBO”
- Projeto de pesquisa contemplado no Edital Laboratórios de Criação ECOAR 2017 categoria Dança
- Bienal Internacional de Dança do Ceará 2018
- 2018 exposição UMBO durante 2 meses no MUPHI (Museu da Pré-história de Itapipoca/Ce)

Site: http://niveajn.wixsite.com/nivea-jorge

Email: niveajn@gmail.com

Telefone Público: (85) 99669-2597

Endereço: Rua Tenente José Vicente, 871 - São Sebastião -Itapipoca

CEP: 62508-210

Logradouro: PV Caetanos, 0

Número: s/n

Complemento: Distrito Sabiaguaba

Bairro:

Município: Amontada

Estado: CE

Descrição

Nivea Jorge, cearense, bacharel em Turismo. Iniciei meus estudos em ballet clássico na Academia Hugo Bianchi. Aos 13 anos mudei-me para São Paulo, onde me formei na Escola de Ballet Ismael Guiser, em 1989, ano que comecei a lecionar.

Além de aulas com Ismael Guiser e Yoko Okada, estudou com Neide Rossi, Luiz Arrieta, Rui Moreira, Daniel Lupo, Jane Blauth e Sacha Svetlov. Fez aulas de alongamento, moderno, jazz, afro e dança contemporânea.

No mesmo ano entrei para a Companhia Camerata Paulista e depois para o Ballet Ismael Guiser onde dançei 'Auras' de Ismael Guiser, 'Abraço' de Luiz Arrieta, 'Setembro' de Daniel Lupo além de participar de performances como a Mostra Rodin Vivo no Museu do Ipiranga.

Entre 1999 a 2001 conclui o curso técnico de “Bailarino e Ensaiador” no Colégio de Dança do Ceará, através do Instituto de Arte e Cultura Dragão do Mar.

Em 2005 participei como modelo performer para compor quadros da exposição Sonhos e em 2010 da exposição Acqua e publicação do livro de mesmo nome ambos do artista plástico Sérgio Helle (Fortaleza).

Entre 2007 e 2010 trabalhei na Secretaria de Cultura do Estado no setor de Assessoria de Comunicação (ASCOM), onde tive a oportunidade de participar de várias produções culturais.

Depois de 10 anos distante da dança, retomei a dois anos atrás, com a intenção de construir projetos solo ou em parcerias com artistas.

Em abril de 2014 participei do curso de Danças Negras Contemporâneas com Rui Moreira (Belo Horizonte) na Vila das Artes e em 2015 participei do Percursos de Criação com Rui Moreira, da Residência Casulo de Criação com Silvia Moura (Fortaleza) e da Oficina de arte: criador, intérprete e fruidor com Jacqueline Gimenes (São Paulo).

No mesmo ano apresentei os trabalhos autorais “Além do Cisne” e a instalação “Barro” na Mostra Performática Intenções 2015, participei da coreografia “BORI, alimentando sua cabeça” de Rui Moreira junto a Cia Balé Baião na X Bienal de Dança do Ceará e da coreografia “Cabeças Sagradas” de Gerson Moreno no evento Balaio Negro.

Em 2016, estreei o espetáculo “Solo de Barro” dentro da Temporada de Arte Cearense 2015/2016, no Teatro Dragão do Mar e em agosto do mesmo ano apresentei o espetáculo "Solo de Barro" no Dança à Deriva - 4ª MOstra Latino Americana de Dança Contemporânea em São Paulo onde também tive a oportunidade de participar da residência "Camaleon" com Yenzer Pinilla e Ingrid Londoño (Colombia). Em novembro, a obra foi convidada para fazer parte da programação do VII Memórias do Baobá.

Também no ano de 2016, a obra "Balaias" foi apresentada na Mostra Performática Intenções 2016 e Festival Balaio Negro.

Em 2017, a obra "Balaias" foi convidada para participar do evento de comemoração da consciência negra na cidade de Itapajé.

Moro em Itapipoca, cidade de grande efervescência cultural, o que oportuniza trabalhos de produção como no Festival do Litoral Oeste, Mostra Intenções Performáticas, Festival Balaio Negro e outros.

Como artista e produtora, acredito que somente através da democratização da arte e cultura que a população poderá se reconhecer como cidadão social e coadjuvante do processo cultural. Oferecer ferramentas artísticas que minimizem os distanciamentos entre classes significa oportunizar o empoderamento sociocultural.

Vídeos