As informações deste registro é histórico gerado em 16/03/2022 ás 16:51:05.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Caiubi Mani Peres

Caiubi Mani é administrador, produtor cultural, gestor público, músico, comunicador social, ativista ambiental e defensor dos direitos humanos. Possui ampla experiência de trabalho com cultura, comunicação e economia criativa.

Fez parte da Rede de Coletivos Fora do Eixo de 2009 a 2014, a qual fundou o Midia Ninja (@MidiaNinja) em 2013. Como ativista fez parte de movimentos relevantes como o Movimento Existe Amor em SP, Manifesto Carnavalista e Cultura Viva Comunitária, além de realizar grandes ocupações artísticas em espaços públicos da cidade de São Paulo como o “Existe Amor em SP”.

Foi eleito membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) em 2012 como representante do setor produtivo da música brasileira. No ramo da produção cultural, produziu mais de 40 festivais de música, encontros culturais e turnês de bandas no Brasil e no exterior (em países como Argentina e Bolívia). Foi um dos coordenadores da Rede Brasil de Festivais (2012-13), a frente da área de avaliação e sistematização de indicadores culturais. Também foi coordenador geral do Circuito Paulista de (2012) e do Circuito Nordeste de Festivais (2013) - circuitos regionais integrantes da Rede Brasil de Festivais. Além disso gerenciou a plataforma “Toque no Brasil - TNB” por dois anos (2012-13).

Como gestor foi Coordenador de Cultura do Instituto Cuca (2015-17). Esteve como Assessor Institucional no Instituto ECOA em Sobral/CE de novembro de 2017 a agosto de 2019. Mas, ainda em 2018, passa a integrar a comunidade de povo de terreiro “Ilê Asé Omo Tifé” – terreiro de Candomblé fundado em Fortaleza/CE no ano de 1976 pela Iyalorixá Valéria de Logun Edé, onde, passa a cuidar e auxiliar das festividades, cerimônias abertas e do seu Museu Afro-Brasileiro Omo Tifé, em especial garantindo a manutenção e a preservação de seu acervo desde então. Em setembro de 2019 assumiu como Coordenador de Projetos no Instituto Cultural Iracema – ICI, onde permaneceu nesta função até o início de janeiro de 2021. Além disso, atualmente está como Diretor de Cidadania, Cultura e Desenvolvimento Sustentável do Instituto Cuca, e esteve ao longo de 4 meses acumulando a função de Diretor Administrativo Financeiro do Instituto Cuca recentemente.

Site: https://www.institutoiracema.com/

Email: caiubimani7@gmail.com

Endereço: Rua Gonçalves Ledo, 190, apto 301, Praia de Iracema, 60060-145, Fortaleza, CE

CEP: 60175-110

Logradouro: Rua Manuel Jacaré

Número: 189

Complemento: Apto 104-B

Bairro: Mucuripe

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Caiubi é músico, produtor e gestor cultural, apresentador, ativista e comunicador social. Possui uma vasta experiência de trabalho no setor cultural, de comunicação e economia criativa, principalmente no meio musical. Recentemente esteve a frente da gestão cultural na Rede Cuca (Fortaleza), como Coordenador de Cultura do Instituto Cuca, sendo responsável pelas ações culturais do Cucas Barra, Jangurussu e Mondubim. Como parte do histórico de atuação no setor cultural, Caiubi foi eleito membro do Conselho Nacional de Politicas Culturais (CNPC) em 2012, como representante do setor produtivo da música brasileira. No ramo da produção cultural, produziu mais de 30 festivais de música, encontros culturais e turnês de bandas no Brasil e no exterior, em países como Argentina e Bolívia, sendo um dos coordenadores da Rede Brasil de Festivais, a frente da área de avaliação e sistematização de indicadores culturais, também foi coordenador geral do Circuito Paulista de Festivais e do Circuito Nordeste de Festivais (circuitos regionais integrantes da Rede Brasil de Festivais), além de gerenciar a plataforma “Toque no Brasil - TNB” por dois anos. Fluente no idioma espanhol, possui formação acadêmica na área de Letras/Linguística (Universidade Estadual Paulista - UNESP) e Economia (Universidade Federal do Ceará - UFC). Como ativista, participou de grandes movimentos culturais da cidade de São Paulo e do Brasil, tais quais: Fora do Eixo, Movimento Existe Amor em SP, Manifesto Carnavalista e Cultura Viva Comunitária, além de realizar grandes ocupações artísticas em espaços públicos da cidade de São Paulo. E, por fim, no campo da Economia Solidaria, fundou o Fórum Municipal de Economia Solidária de Araraquara/SP e coordenou a Incubadora de Economia Solidária do Noroeste Paulista vinculada a Universidade Estadual Paulista, fez parte da Rede Estadual de Gestores de Economia Solidária do estado de São Paulo, do Fórum Paulista de Economia Solidária e do Fórum de Economia Solidária do ConeSul, em Buenos Aires – Argentina. Atuou como Assessor Institucional na Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL) do município de Sobral/CE, e foi Coordenador de Projetos no Instituto Cultural Iracema em Fortaleza. Atualmente está como Diretor de Promoção de Direitos Humanos e Cultura do Instituto Cuca. Desde 2019 faz parte da comunidade religiosa Ilê Asé Omo Tifé, terreiro de Camdomblé localizado na região do Jangurussu em Fortaleza/CE, e responsável pelo Museu Cearense de Tradições Afro-Brasileiras - Museu Omo Tifé.