As informações deste registro é histórico gerado em 14/03/2022 ás 18:47:33.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Corpos Embarcados

Corpos Embarcados é um espetáculo que brinca e se inspira no Fandango da Praia do Mucuripe/CE e que, através da dança, da música e do teatro, interpreta uma relação entre o desaparecimento da brincadeira e a especulação imobiliária da região.

Site: https://ciabarlavento.com/corposembarcados/

Email: corposembarcados@ciabarlavento.com

Telefone Público: (85) 99610-9711

Descrição

SINOPSE
“Ao nascer o sol, alevantam os ferros, desatracam as naus e sobem os gajeiros. Estamos prestes a navegar...”
Corpos embarcam para contar histórias de pescadores e de um folguedo perdido além-mar. A partir das danças, músicas e personagens do Fandango cearense, duas dançarinas-atrizes navegam pelas aventuras de marinheiros, capitães, generais e príncipes mouros. Quando desembarcam percebem que sua maior batalha é em terra firme, onde seus costumes, crenças e memórias são ameaçadas pelos monstros da grande selva de pedra.

RELEASE
“Quem embarca? Quem fica? Quem vem? Já são horas de embarcar…”
Corpos Embarcados faz parte de um projeto de pesquisa e criação a partir das memórias do Fandango Cearense, dança dramática do ciclo marítimo, que narra em seu enredo aventuras e conflitos de uma embarcação. No Ceará podíamos encontrar a manifestação entre pescadores da Praia do Mucuripe em Fortaleza e em outras cidades litorâneas do estado. Hoje a brincadeira está somente na memória de brincantes, antigos moradores do bairro e em estudos e registros de alguns pesquisadores.
No espetáculo a companhia busca aproximar a brincadeira perdida ao universo da dança e da teatralidade nos espaços cênicos, como forma de favorecer por meio do corpo um encontro entre o saber ancestral e a contemporaneidade.
Em dois anos de existência o espetáculo já passou por palcos importantes para a dança e o teatro cearense entre eles a Bienal Internacional de Dança do Ceará, Cineteatro São Luiz, Festival Maloca Dragão, Teatro Dragão do Mar, Porto Dragão, SESC Iracema, Teatro das Marias, CUCA Jangurussu e CCBNB Fortaleza.