As informações deste registro é histórico gerado em 16/10/2021 ás 16:49:56.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Fabiano Azevedo Furtado

Mais conhecido como Biano, homem negro, natural de Fortaleza, do Bairro Parque São José. Amante e brincante do maracatu cearense

Site: https://www.instagram.com/bianissimofurtado/

Email: furtado.fabiano@bol.com.br

Telefone Público: (85) 986768796

Descrição

Conheceu o Maracatu como brinquedo popular do carnaval de Fortaleza, ao frequentar praças e festas relacionadas ao período carnavalesco.
Até que em 2017 conheceu integrantes do Maracatu Solar que o levaram para conhecer a sede e participar dos ensaios abertos da agremiação. O encanto foi imediato, a batucada despertou seu lado artístico nunca antes demonstrado.
2017 - Passou a frequentar assiduamente as oficinas de batuque do Programa de Formação Continuada da Orquestra Solar de Tambores, projeto vinculado à Associação Solidariedade e Arte (Solar), ministradas pelo Mestre Griô Descartes Gadelha.
2017 - Ainda neste ano partipou do Festival Fortaleza Instrumental, suas várias oficinas de formação e apresentou-se com o Maracatu Solar.
2017 - Também participou como batuqueiro do Maracatu Solar do Evento Sesc Povos do Mar.
2018 - No ciclo carnavalesco de 2018, já com algumas experiências, teve maior expansão do horizonte musical ao ingressar em outros Maracatus da cidade, além do Maracatu Solar, ingressou no Maracatu Nação Axé de Oxóssi, onde desfilou na Domingos Olímpio pela primeira vez e no Maracatu Nação Baobab onde foi campeão do grupo especial nos desfiles de Maracatu da Assesce. Além da Domingos Olímpio participou com o Maracatu Solar e Orquestra Solar dos eventos do Polo Benfica e também fez participações musicais com o grupo Duas Doses de Música naquele polo do ciclo carnavalesco.
2018 - Participou do Evento Sesc Povos do Mar como batuqueiro do Maracatu Nação Axé de Oxóssi.
2018 - Participou dos ensaios e gravações do espetáculo "Um cada um cada sol" do Maracatu Solar no Cineteatro São Luís.
2018/2019 - Durante os anos de 2018 e 2019 sempre integrou o Batuque nos Maracatus Nação Baobab e Solar em suas respectivas contrapartidas culturais e eventos.
2019 - Durante o ciclo carnavalesco deste ano partipou com o Maracatu Solar, no Polo Aterro, de um dos dias da programação no Palco principal abrindo o Show para o Olodum.
2019 - Participou com o Maracatu Solar e Orquestra Solar dos eventos do Polo Benfica e também neste polo participou como personagem "Boi Doce" (Bumba meu boi) do Grupo Raízes do Griô.
2019 - Participou dos ensaios e desfiles da Domingos Olímpio como Batuqueiro pelo Maracatu Nação Baobab e pelo Maracatu Solar.
2019 - Participou como batuqueiro do Evento Sesc Povos do Mar integrando os Maracatus Nação Baobab, Maracatu Nação Axé de Oxóssi e Maracatu Rei Zumbi.
2019 - Ingressou no grupo percussivo "Caravana Cultural" e passou a frequentar as oficinas de Percussão e Ritmos com o Mestre Marcello Santos.
2020 - Participou novamente como personagem "Boi doce" (Bumba meu boi) do grupo Raízes do Griô no Polo Benfica do ciclo carnavalesco.
2020 - Participou dos ensaios e desfiles da Domingos Olímpio como Batuqueiro pelo Maracatu Nação Baobab e como Orixá Logum Edé pelo Maracatu Solar.
2020 - Participou com o Maracatu Solar e Orquestra Solar dos eventos Brincar de Maracatu e Tambores ancestrais na noite escura do Polo Benfica do ciclo carnavalesco 2021.
2020 - Participou como integrante do grupo Caravana Cultural dos eventos realizados no Polo Estoril.
2021 - Participou da gravação do especial "Fortaleza dos Maracatus", projeto da Secultfor gravado no Teatro São José.

Como é formado profissionalmente Técnico em Eletrotécnica durante esse período sempre trabalhou como assistente de produção, assumindo a montagem técnica de som e iluminação em várias ocasiões trabalhando com o Maracatu Solar, Orquestra Solar de Tambores e o cantor e compositor Pingo de Fortaleza. Tendo participado ativamente do Projeto de Vídeo aulas híbridas contemplado no Edital Aldir Blanc 2020 da Orquestra Solar no You Tube.