As informações deste registro é histórico gerado em 10/03/2021 ás 01:18:13.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Lúcio Alves

Brincante-pesquisador cearense. Tem a Cultura Popular nordestina como eixo principal de expressão e aposta em sua potencialidade na arte-educação. Tudo que aprende, no outro dia tá ensinando.

Site: https://zamboque.wordpress.com/

Email: lucio5429@gmail.com

Telefone Público: (85) 99798-5513

Descrição

Desde 2015 sou brincante do Maracatu Solar como batuqueiro, reparando tambores e ministrando processos formativos na Orquestra Solar de Tambores. Em 2017 entrei no grupo cultural Brinquedo de Rua onde trabalhamos com o coco, ciranda e maracatu rural em uma perspectiva da educação popular realizando oficinas em escolas, assentamentos e comunidades. Também participei do bloco de samba Coração Benfica e do Afoxé Oxum Odolá durante o período carnavalesco.
Em 2017 também entrei para o Coletivo Raízes do Griô onde desenvolvemos um espetáculo para o Teatro Morro do Ouro intitulado "Anlodo: Tambores do Ceará", contribuindo tanto no roteiro quanto na atuação. Neste mesmo coletivo tivemos um projeto em uma escola pública no bairro Rodolfo Teófilo onde montamos o grupo Coco do Araxá com os jovens de lá e também trabalhamos Reisado de Congo e Maracatu.
Falando em Reisado, em 2017 comecei a brincar no Reisado Brincantes Cordão do Caroá onde além de realizar diversos cortejos no cíclo natalino realizamos também oficinas com juventudes diversas.

Pela Universidade Federal do Ceará sou graduando em Economia Ecológica e bolsista do Programa Residência Agrária onde atuamos com assentamento rurais no interior do Ceará pela autonomia camponesa. Lá, proponho e realizo atividades que dialogam com agroecologia, arte-educação e educação popular.

Outra grande formação para mim foi a vivência com a Comunidade da Rama no interior do município de Paraipaba. Lá aprendi muito sobre embolada, resistência, poesia e boi com Mestre João Dindo, Marcelo, e Pano.

Vídeos