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Maíra Ortins

Maíra Ortins, cidade do Recife, 07 de outubro de 1980. Possui Graduação em Letras pela UFC (2006). De 2005/ 2008 foi diretora da Galeria Antonio Bandeira. Entre 2008 /2012 foi Coordenadora de Artes Visuais da Secultfor . Participou de vários salões e exposições coletivas e individuais pelo Brasil e exterior.

Site: https://mairaortins.wordpress.com

Email: mairaortins@gmail.com

Telefone Público: (85) 99622-0036

Descrição

As minhas primeiras performances para fotografia foram realizadas em 2012. Elas sempre estiveram focadas na questão da imigração. Havia, para tanto, uma personagem que chamei de abissal. “Abissal” é uma metáfora de toda a criatura vinda do mar, do mais profundo e obscuro oceano. Vem das entranhas da terra. Aquela criatura feia e da escuridão, emerge em minha obra como um ser mítico, surge quase como uma lenda. Foi daí que desenvolvi o projeto DERIVA, que se destinou a levar a criatura abissal pelo mundo. Atualmente, no entanto, minhas mais recentes fotografias são resultado de desdobramentos desta anterior. Sigo com o mesmo objeto de estudo: a imigração, mas agora, criei um novo personagem: Judith (uma mulher mascarada entre cenas do cotidiano de imigrantes espalhados em todo o mundo). Judith não tem rosto, não julga. Ela aparece. Surge no entre e desaparece. Incomoda. Ela é o outro quase invisível, mas que tanto perturba: o imigrante, a mulher.
As fotografias com Judith sempre são realizadas em contextos ligados a imigração e, portanto, comumente pode surgir ao lado da personagem um imigrante em seu cotidiano ordinário. Sempre oscilo entre muitas linguagens, desde desenho, fotografia, performance, objeto, escultura, instalação, intervenção, mas sempre conectado ao eixo da pesquisa: a imigração e suas consequentes sociais e políticas.

Através do meu trabalho tento dar visibilidade ao tema em questão, utilizo de imagens para atrair reflexões de modo a provocar debates sobre a imigração, sobre as consequências de um modelo de globalização voltado para o mercado, e, por consequência, negligente sobre os impactos sócio-culturais que todo este movimento de pessoas e consumo acarretam. Portanto, busco instigar sobre os segredos desta personagem e o que a cerca, reavivar a memória coletiva que nela contêm, para construir um relato de uma sociedade e de uma época.

Vídeos