Centro Cultural Público

Escola de Música de Sobral

Área de Atuação

Educação Música

Descrição curta

Implantada em 1997 e tendo sua sede inaugurada em 2003, a Escola dispõe de uma moderna infra –estrutura com capacidade para aproximadamente 700 alunos, que compõe a Banda de Música, o Coral Vozes de Sobral e a Orquestra Jovem e mais 15 grupos. Conta com 20 cursos, atendendo a 650 alunos a grande maioria, oriundos da rede pública municipal e estadual de Sobral e de municípios vizinhos.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 800

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 7h30 às 12h e das 13h30 às 21h. Aos sábados das 8h às 12h.

Email Público: escolademusicadesobral@yahoo.com.br

Telefone Público: (88) 3611-5484

Descrição

LOCALIZAÇÃO
Instalada em uma casa situada no sítio histórico tombado pelo IPHAN no centro de Sobral, cidade polo da região Noroeste do Ceará, distante 230km da capital, Fortaleza. A Escola de Música de Sobral integra a ECOA – Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes. Vinculada administrativamente à Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Sobral.
MISSÃO
Desenvolver no público atendido competências e habilidades artísticas, tendo a música como eixo central de suas atividades, na busca por desenvolvimento pessoal, melhoria da autoestima e educação estética, fortalecendo o desempenho de crianças e jovens bem como oportunizando sua profissionalização.
ESPAÇO FÍSICO
O prédio que abriga a Escola dispõe de estrutura composta de 12 salas para as aulas de prática instrumental, três delas dotadas de tratamento (isolamento) acústico onde são ministradas as aulas de bateria, percussão e instrumentos de sopro; auditório, salas de coordenação administrativa, secretaria, cantina, banheiros – incluindo um adaptado para portadores de necessidades especiais e salas para ensaios das práticas de conjunto.
A estrutura da escola de música atende a requisitos de acessibilidade, contando com um elevador para cadeirantes, guias rebaixadas de calçadas e portas de acesso às salas de dimensões próprias ao acesso dessa clientela.
Quando da instalação na sede própria, no ano de 2003, foram adquiridos, através de editais de incentivo cultural, instrumentos musicais para utilização nos diversos cursos. Outros projetos de aquisição de instrumentos e melhoria da estrutura física da escola foram firmados com o Governo do Estado do Ceará, para tratamento acústico de salas de aula, aquisição de mobiliário e cursos de capacitação de professores.
Atualmente conta com um acervo de instrumentos musicais que são utilizados nas aulas de prática instrumental e estão sendo encaminhados novos projetos para aquisição de mais instrumentos, tendo em vista a grande procura pelos cursos oferecidos.

Critérios de uso do espaço

A Escola de Música de Sobral realiza semestralmente matriculas para seus 21 cursos oferecidos. Aos alunos e alunas da rede pública de ensino é garantida a gratuidade de matriculas e mensalidades. Para a comunidade geral é cobrada uma taxa que auxilia na manutenção das atividades, visto que as despesas correntes são garantidas pela Prefeitura de Sobral por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem