Igreja

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Área de Atuação

Arquitetura-Urbanismo

Descrição curta

Foi construída pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos no ano de 1767. É a Igreja mais antiga de Sobral. Sofreu algumas modificações por iniciativa do então vigário geral Pe. José Tupinambá da Frota tais como as ampliações laterais em 1914. Em 1926, já como bispo, D. José, realizou outras reformas.

Endereço: Rua do Rosário, 220. Centro. Sobral-CE

Estado: CE

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro: Centro

Descrição

A atual Igreja do Rosário foi construída em 1767 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sobral, em substituição ao nicho de taipa que havia em homenagem a Senhora do Rosário. Era comemorado no período da festa de N. Sra do Rosário, a coroação dos reis do Congo, nome dado aos festejos. A última vez que, em Sobral, se realizou esta festa foi em janeiro de 1889, após a abolição da escravatura, os negros continuaram a tradição do Reisado Africano por algum tempo.

A Igreja do Rosário, a mais antiga de Sobral, sofreu algumas modificações por iniciativa do então vigário geral Pe. José Tupinambá da Frota, tais como as ampliações laterais em 1914 . Em 1926, já como bispo, Dom José mudou o piso de tijolos por ladrilhos hidráulicos e mandou retirar as tribunas laterais típicas do século XVIII. Entre 1941 e 1942 foi reformado o altar mor conforme projeto do italiano Agostinho Balmes Odisio.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem