Igreja

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Área de Atuação

Arquitetura-Urbanismo

Descrição curta

Igreja de Nossa Senhora das Dores - Um nicho pequeno e antigo havia onde foi construída a Capela das Dores, originando o terceiro bairro da Vila Distinta e Real de Sobral. A capela não se sabe quando foi construída, mas sabe-se que existia em 1818. Sua torre única e lateral não segue a regra neoclássica de seus elementos de fachada pois foi concluída após 1924 como atestam fotografias da época.

Endereço: Rua das Dores. Centro Sobral-CE

Estado:

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

A planta caracteriza-se por uma nave central de maior proporção e uma nave lateral de menor proporção. No mesmo alinhamento da nave central encontra-se o altar, que se separa desta por um grande arco. Nos fundos do altar encontra-se uma pequena sacristia com banheiro. O acesso ao coro se dá por uma escadaria na torre única da igreja. Essa torre única e lateral não segue a regra neoclássica de seus elementos de fachada . O grau de ornamentação da Igreja das Dores e pequeno tanto internamente quanto externamente.
O edifício possui uma implantação diferenciada, pois é um dos únicos edifícios antigos da área cuja implantação, ainda que parcialmente, aceitou voltar-se para o Rio Acaraú, estando com sua face norte virada para a rua das dores e sua face sul voltada para a margem esquerda do Rio Acaraú. O acesso principal para o edifício se da pela fachada oeste que está virada para o largo das dores.
Fonte: Inventário de Bens Arquitetônicos - IBA
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem