Funções

Descrição curta

Criada em 2009 a Biblioteca LGBTQIA+ Arte de Amar é uma biblioteca comunitária localizada na periferia (Curió) de Fortaleza. Fundada pelo Mestre George, além de oferecer o espaço, empréstimos de livros e computador para pesquisa e estudos, além de criar e executar uma série de atividades artísticas, culturais, e sociais, envolvendo a comunidade e pessoas de outras periferias de Fortaleza.

E-mail: bibliotecaartedeamar@gmail.com

Telefone Público: (85) 8513-5344

Descrição

Inaugurada em 2009, pretende ser referência em estudo e pesquisa LGBTQIA+, Saúde, Cultura e Gênero. Com acervo inicial contendo livros e publicações com informações sobre DSTs HIV/AIDS, movimento LGBTQIA+, participação popular, Consciência Negra, entre outros relacionados. Também oferece espaço de pesquisa para estudos aberto a toda comunidade. Foi premiada pela edital de Seleção de Bibliotecas Comunitárias e Populares em 2009 – Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT e do Ministério da Cultura – MINC através do Programa Cultura Viva – Ministério, Fundação Biblioteca Nacional e SECULTCE Primeira Biblioteca Comunitária LGBTT do Brasil, com intuito de reunir acervo para pesquisa no campo da sexualidade, gênero e cultura (2010) – Prêmio mais Cultura de Bibliotecas Comunitárias (SECULT) – Prêmio Baú da Leitura (COELCE 2012) – Prêmio Biblioteca Nacional (Ministério, Fundação Biblioteca Nacional e SECULTCE 2014) – Biblioteca Comunitária LGBTQI+ Arte de Amar (SECULTCE 2020)

A Biblioteca LGBTQIA+ Arte de Amar está inserida na rede de bibliotecas públicas municipais e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. As atividades são oferecidas tendo como público prioritário LGBTQIA+ e suas famílias, porém podem participar toda a comunidade. Atualmente o acervo é mantido por doações e a infraestrutura pela União do Povo de Santa Edwiges sede da Biblioteca LGBTQIA+ Arte de Amar está localizado na periferia da cidade de Fortaleza, porém é de fácil acesso para o público de outros bairros, há próximo um terminal de ônibus que interliga os demais bairros de Fortaleza. Com atividades de oficinas, cursos, concursos na área da literatura, rodas de leitura, debatas, podcast, entre outras. A publicização das atividades da Biblioteca LGBTQIA+ se dá através de integrantes do mesmo, por meio de panfletagem, como também nas redes sociais (facebook, Instagram, site http://www.projetoartedeamar.ong.br/ e Youtube em parceria com a TV Web Arte de Amar)

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Beatriz Lemos

Produtora cultural e coordenadora de projetos.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem