Coletivo

Cine Percepções


Funções

Descrição curta

O Cine Percepções (Sobral/CE) organiza-se desde 2018, com objetivo de criar um espaço de encontros entre apreciadores da sétima arte, ao promover exibições, debates e produções audiovisuais, tornando-se um espaço para interações e mostras de trabalhos.

E-mail: cinepercepcoes@gmail.com

Endereço: Rua Randal Pompeu de Saboya Magalhães, , Centro, value, undefined, CE, 62010-465

Estado: CE

Município:

CEP: 62010-465

Logradouro: Rua Randal Pompeu de Saboya Magalhães

Número: 124

Complemento:

Bairro: Centro

Descrição

O Cine Percepções (Sobral/CE) organiza-se desde 2018, com objetivo de criar um espaço de encontros entre apreciadores da sétima arte, ao promover exibições, debates e produções audiovisuais, tornando-se um espaço para interações e mostras de trabalhos. Iniciamos nossa trajetória com encontros despretensiosos aos finais de semana na Casa de Cultura 4 Portas na Mesa, com o passar do tempo fixamos o desejo de ver e fazer cena na Região Norte do Estado.

Percebendo a importância da mobilização e efeitos da arte no período de isolamento social - contribuições de representatividade cultural e saúde mental, por exemplo - durante o período de quarentena (2020-2021), o Cine Percepções exibe a Sala de Cinema Virtual, através da plataforma Twitch. Onde contamos com interações entre o público no chat ao vivo da plataforma.

O filme Ser da Margem (2020) contou com o apoio do Cine Percepções para sua realização e estreia. O média-metragem apresenta quatro histórias de jovens sobralenses, conectadas através da relação desses personagens com um espaço físico/abstrato em comum: a Margem.

Realizamos o Festival Mostraí (2022), a programação contou com exibições de produção cinematográfica dos interiores cearenses, oportunizando encontros da cena audiovisual, estimulando a criação de uma rede de realizadores de Sobral e Região Norte. Esse projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural do município de Sobral/CE.

No ano de 2023, fomos parceiros do Festival Quarentena de Cinema contemplado no Edital Ceará de Cidadania e Diversidade Cultural 2022 - Cultura LGBTQIA+, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). A programação foi composta por 25 curtas-metragens de produtores exclusivamente LGBTQIAPN+, sendo 15 do Ceará e 10 de outros estados do Nordeste, além de 5 mediadores que conduziram debates semanais sobre o circuito independente das regiões

Em 2023, fizemos a retomada oficial no formato presencial com a exibição de duas obras audiovisuais sobralenses através no projeto Fios de Cultura, projeto da casa de cultura 4 Portas na Mesa, financiado pela Temporada de Arte Cearenses - TAC 2022 (Secult/CE). Em seguida, realizamos um bate-papo com os criadores que resultou em um podcast disponível na plataforma Spotify.

Em Julho do mesmo ano, contamos com a parceria do Festival NOIA - pela primeira vez em Sobral/CE - através do projeto NOIA ITINERANTE, onde exibimos obras cinematográficas produzidas por universitários do curso de Cinema e Audiovisual do Ceará.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Thamires Coimbra

Thamires Coimbra, ela/elu, artista visual, artista do corpo, produtora cultural, membro dos coletivos Lado B e Toca da Matraca, ateliê de moda e imagem Vaca Profana e do Cine Percepções. Graduando em Ciências Sociais na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) com pesquisas que giram em torno do elo entre a cidade e os corpos.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem