Funções

Descrição curta

Criado em 2014 como um instrumento de formação e prática musical percussiva, tendo como referência os ritmos vinculados ao universo da Cultura Popular Tradicional (maracatu, baião, coco, ijexá, etc), tem funcionado desde seu surgimento com uma “Escola Livre de Música”, criando suas próprias didáticas e contribuindo sobre maneira com a formação de novos brincantes e praticantes.

Endereço: AVENIDA DA UNIVERSIDADE, 2333 , BENFICA, 60020-180, FORTALEZA, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60020-180

Logradouro: AVENIDA DA UNIVERSIDADE

Número: 2333

Complemento:

Bairro: BENFICA

Descrição

A Orquestra Solar de Tambores é um Programa de Formação Cultural Continuada vinculado a Associação Cultural Solidariedade de Arte - SOLAR.

Criado em 2014 como um instrumento de formação e prática musical percussiva, tendo como referência os ritmos vinculados ao universo da Cultura Popular Tradicional (maracatu, baião, coco, ijexá, etc), tem funcionado desde seu surgimento com uma “Escola Livre de Música”, criando suas próprias didáticas e contribuindo sobre maneira com a formação de novos brincantes e praticantes da prática percussiva em Fortaleza.

A Orquestra Solar de Tambores atualmente reúne um grupo de aproximadamente 150 participantes, com encontros semanais aos sábados nos turnos manhã (iniciantes) e tarde (iniciados). Os encontros acontecem no Teatro Universitário (uma parceria com a Universidade Federal do Ceará). A Orquestra Solar de Tambores conta em seu corpo com os seguintes regentes: Descartes Gadelha, Levi Magalhães, Marta Jamili e Artur Guindalgli.

A Orquestra Solar de Tambores já se apresentou em inúmeros festivais e eventos, tais como: 5º Festival Fortaleza Instrumental em 2017 (orquestra iniciantes e Orquestra veteranos), no Teatro SESC Iracema, no 4º Festival Vila Sonora, no projeto Batuque de Carnaval, antes do Grupo Olodum no Pré Carnaval de Rua de Fortaleza na Praia de Iracema em 2019, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Tenda ADUFC) em outubro de 2019.

Em novembro de 2019 a Orquestra Solar de Tambores apresentou o espetáculo “Rítmos” no 6º Festival Fortaleza Instrumental, no SESC Fortaleza, tendo como solista e participação especial o percussionista baiano internacionalmente reconhecido Marco Lobo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Papinha Rodrigues

João Paulo Barbosa Rodrigues (Papinha Rodrigues) é produtor cultural com mais de 20 anos de experiência. Já trabalhou em diversos projetos, tendo destaque os produzidos e lançados pela Associação Cultural Solidariedade e Arte, tais como: Maracatu Solar, Festival Fortaleza Instrumental, Vila Sonora, Festival de Inverno da Serra da Meruoca, entre outros.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem