Coletivo

Projeto Estrela Dalva de Teatro

Área de Atuação

Teatro

Funções

Descrição curta

Grupo de Teatro de Itapipoca formado a partir do Programa Mais Educação da EEB Dalva Barbosa de Azevedo desde 2014 até os dias atuais dirigido por Marcos Braga

Descrição

O Projeto Estrela Dalva de Teatro surgiu na Escola Dalva Barbosa de Azevedo com o início do trabalho do monitor de artes Marcos Braga em 2014 com aulas de teatro aplicadas a crianças do terceiro ao quinto ano no Fundamental I com idades entre 09 a 12 anos matriculadas no Programa Mais Educação que existia na escola. Em sistema de rodízio, os alunos tiveram contato com as diversas modalidades além do teatro, o canto coral, hip hop, karatê, esporte, leitura e escrita e mídias.
O Programa Mais Educação atendia uma média de 150 alunos provenientes dos bairros Ladeira, Sanharão e Boa Vista. Bairros que se encontram na margem de risco e vulnerabilidade social, devido a existência de várias mazelas que fazem parte do cotidiano do entorno de suas residências (o uso de álcool e drogas).

Em 2014 havia uma certa indiferença para com o teatro, visto que, as crianças não tinham concentração gerando baixo rendimento escolar.Com a aplicação de jogos e exercícios teatrais suscitou um interesse maior pela modalidade de teatro e no mesmo ano foi montado o espetáculo CIDADE IDEAL que, de forma lúdica e surreal, falava de uma cidade com seus habitantes imaginários, seus vilões e seus mocinhos. Este espetáculo modificou a relação das crianças com o fazer teatral, antes visto como “aulas para meninas”. No mesmo ano o espetáculo foi convidado para participar na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Em 2015, Marcos Braga que também é pesquisador e memorialista da cidade, continua na direção do projeto consolidando o nome de Estrela Dalva de Teatro com a produção comemorativa de 100 ANOS da cidade de Itapipoca com o espetáculo TEMPO DO 15. Uma produção que retrata a infância de crianças que viveram em Itapipoca de 1915 a 2015, como um passeio no tempo resgatou personagens populares e acontecimentos significantes em uma grande homenagem. Uma obra de extrema significância conceitual pois ensina de forma educativa e artística a história e valores de um povo.
O Espetáculo TEMPO DO 15 chegou a semifinal do Prêmio Arte na Escola Cidadã concorrendo com mais de 800 escolas de todo Brasil e apesar de não ter chegado a fase final, foi motivo de muita alegria para pais, crianças, educadores e demais envolvidos tendo em vista as tantas dificuldades que todos os projetos sociais enfrentam.
Em 2016, último ano do Programa Mais Educação, foi construído em conjunto com as crianças e uma equipe de atores e percussionistas o espetáculo A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM. Uma remontagem do texto de Shirley Lavor, atriz da cidade que, em 1990 montou a peça de mesmo nome concorrendo no FESTAL (Festival de Talentos feito pelas escolas de todo estado do Ceará). A remontagem da obra em linguagem de teatro de rua, a qual ainda não havia sido experimentada pelas crianças é narrada com música ao vivo, tocada e representada pelas mesmas. A obra foi encenada em Abril de 2017 na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Em 2017 com a continuação da sua formação continuada em teatro montou o espetáculo MATUTANÇA NA CIDADE GRANDE, texto de Marcos Braga que chegou a ser o espetáculo de abertura no CEARÁ JUNINO da cidade Uruburetama - Ceará e culminando o ano de 2017 com a montagem da peça de teatro A Casa da Estrela (em que os atores mirins encenam - cantam e dançam) o espetáculo fala da busca pela casa onde supostamente teria nascido o menino Jesus.
Este ano de 2018 o Projeto Estrela Dalva de Teatro está de volta às atividades, mesmo sem pertencer ao Programa Mais Educação com a proposta de oficinas de clown que resultarão na montagem do Espetáculo E AGORA JOSÉ ???? .

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Marcos Braga

Ator - Memorialista/ Pesquisador - Monitor de Artes- Produtor Cultural- Contador de histórias infantis

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem