Individual

Chico Neirton


Funções

Descrição curta

Neirton Filho é cearense de Itapipoca. Músico, compositor e
arranjador. Entusiasta das artes visuais na linguagem de fotografia e audiovisual.

Dados Pessoais

E-mail Público: neirtonart@gmail.com

Endereço: rua 23 de setembro, 133, Casa Amarela, Centro, 62010-420, Sobral, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62010-420

Logradouro: rua 23 de setembro

Número: 133

Complemento: Casa Amarela

Bairro: Centro

Descrição

Ao som sinestésico de guitarras e imagens, a música vai borrando as fronteiras das linguagens em arte. Um guitarrista que vê ou uma fotógrafo que toca? Mãos, olhos, corpo, o mais profundo é a pele. Um artista que cambaleia trôpego entre a música e a imagem. Pesquisa sonoridades e o processo de escuta, ensaia fotos e gestos.

Co-criador da banda sobralense Procurando Kalu, coletivo afetivo musical que dança carimbós, guitarradas, rock experimental e boleros sentimentais da vida concreta, a fotografia desponta em conversação com a experiência no grupo.

O Tropical Indie, termo cunhado para a sonoridade das músicas autorais e performances do show da banda, tem relação com a miscigenia da formação do grupo que perpassa o rock, brega, o bolero, carimbó, cumbia, a guitarrada cearense e a psicodelia nordestina. A banda tem participado de eventos de alta visibilidade e relevância dentro do circuito cearense de artes: Temporada de Artes Cearense (TAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Maloca Dragão, XV Feira da Música, Festival Conecta, Festival Noia, Projeto Cidade das Artes, Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Juazeiro do Norte, Grito Rock Sobral, Domingo no Parque e a Mostra Perifeéricos. Tendo, ao longo de sua trajetória, expandido sua música dentro do estado do Ceará. Atualmente o grupo se encontra em processo de gravação do seu primeiro disco, o Tropical Indie. Sendo, inclusive, finalista nas seletivas para tutoria de projeto do laboratório de criação em música pelo Porto Iracema das Artes 2017.

A foça da fotografia vem do engajamento com Coletivo fotógrafico Transvê: coletivo fotográfico criado em maio de 2015 na cidade de Sobral. O transvÊ, como a procurando kalu, também é um grupo-rizoma que tem como ações grupos de estudos formativos – Ateliê da imagem - abertos ao público sobre filosofia da imagem, além, sobretudo, de exposições de obras fotográficas, leituras de portfólio, expedições fotográficas itinerantes pela cidade de Sobral e curadoria em encontros sobre fotografia e imagem.

No ano de 2016 criou junto com a fotógrafa e artista visual Thamila Santos o Estúdio Voa Violeta. Estúdio criativo em imagem e som, que acolhe projetos fotográficos conceituais de bandas e espetáculos artísticos, realiza vídeo-performances e trabalha para difusão do pensamento e da prática em fotografia e audiovisual na cidade Sobral.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem