Individual

Marcos Antônio Carvalho da Silva

Descrição curta

Carvalho participa ativamente do cenário do audiovisual na Região Norte do Ceará, compondo e produzindo canções e trilhas sonoras originais, assim com desenho de som. Para além da música, Carvalho escreve em prosa e verso junto ao movimento literário sobralense "A Poesia é um Saco", e no teatro e no audiovisual atua, roteiriza e dirige, sendo, portanto, um artista multilinguagem.

Dados Pessoais

E-mail Público: marcoscarvalho.mus@gmail.com

Telefone Público: (88) 99939-3010

Descrição

Nascido em Fortaleza, crescido em Viçosa do Ceará e amadurecido em Sobral-CE, Carvalho participa ativamente do cenário do audiovisual e da música na Região Norte do Ceará, compondo e produzindo canções e, especialmente, trilhas sonoras originais e desenho de som para jogos, videoclipes, documentários, peças teatrais, curtas e longas metragens. É membro efetivo da banda autoral de post-punk/indietronica “Introspecto” e de seu projeto homônimo de música popular. Tem como referências as trilhas sonoras de filmes e jogos eletrônicos retrô, a música popular brasileira e suas múltiplas facetas, o jazz, o funk, o rock e a música eletrônica.
Para além da música, Carvalho escreve em prosa e verso junto ao movimento literário sobralense "A Poesia é um Saco", e no teatro e no audiovisual atua, roteiriza e dirige, sendo, portanto, um artista multilinguagem.


ALGUMAS EXPERIÊNCIAS

Atuo desde 2006 como produtor musical, tendo como trabalhos mais relevantes a produção executiva da banda sobralense de batucada e ritmos brasileiros Kibatuque de 2016 a 2018, a produção de trilhas sonoras originais para filmes da região norte do Ceará, dos quais se destacam os filmes de Augusto César dos Santos: "Sobrou Pra Nós", contemplado no V Revelando os Brasis em parceria com o Instituto Marlim Azul e patrocinado pela Petrobrás, sendo exibido de forma itinerante pelo Brasil e também pelo canal Futura; "Mazelas", contemplado no Edital Ceará de Cinema e Vídeo 2015; e "O Prisma", selecionado no 3º Concurso de Documentários da TV Câmara e premiado como melhor filme pelo CURTA SUZANO 2020, sendo exibido em diversas mostras pelo país e pela TVC no 30º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. Trabalhei na produção de audiolivros para projetos relacionados à cultura popular, dos quais se destacam "A Herança Cultural dos Reisados", "O Reisado Estrela da Serra Homenageia os 85 anos do Mestre João Paulo" (decretado patrimônio vivo da Cultura Cearense), "Nossa gente histórias" e "Um Drama de Natal" com as Dramistas de Anil. Produzi a trilha sonora da Paixão de Cristo de Meruoca em 2019, tendo também regido coral e performado em cena. Produzi registros musicais de projetos culturais diversos, dos quais se destacam "Música de Quilombos", "Memórias do Baião" do quarteto meruoquense Café com Leite e "Contos do Mestre Zezinho". Todas essas produções foram feitas em colaboração com a empresa de consultoria em projetos culturais Argumento Produções, Promova Eventos e o cineasta Augusto César dos Santos. Em Sobral, produzi a trilha sonora original para os filmes "O Auto da Boa Esperança" "Coro d'Osun" e "Os Braços do Rio, a Boca da Noite", realizados pelo Coletivo Klango Preá onde participam artistas como Davi Ângelo (ator, artista plástico e figurinista) e Márcio Gonçalves (ator, fotógrafo, produtor cultural). Além de tocar em eventos públicos e privados, dar suporte técnico na produção de eventos artísticos diversos e dar aulas de composição, teoria musical, violão e guitarra, componho a banda autoral de pos-punk Introspecto

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem