Coletivo

ASSOCIAÇÃO DE CINEMA E VÍDEO DE QUIXADÁ - ACVQ


Funções

Descrição curta

Fundada em 11 de maio de 1998, a Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá - ACVQ vem se dedicando ao estudo, produção, difusão e preservação da atividade cinematográfica e videográfica da cidade de Quixadá, além de contribuir através das ações culturais com o desenvolvimento cultural e social da região do sertão central do estado do Ceará.

E-mail: bessa_adriano@hotmail.com

Telefone Público: (88) 99737-5936

Endereço: Av. Plácido Castelo, 1938 , Centro, 63900-162, QUIXADA, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 63900-162

Logradouro: Av. Plácido Castelo

Número: 1938

Complemento:

Bairro: Centro

Descrição

A Associação de Cinema de Vídeo de Quixadá, possui um extenso histórico voltado para a promoção de atividades de inclusão social, defesa dos direitos do cidadão, preservação e difusão das diversas formas e modos de fazer cultura, bem como no oferecimento de meios que favoreçam para o exercício da cidadania, através de campanhas educativas, filmes, eventos e formação.

Participou como co-produtora da realização dos curtas-metragens: “Ô Casamento” e “Magé” de Clébio Viriato Ribeiro.

Já em sua segunda edição, o projeto "Quixadá Mostra Cinema" é outra iniciativa encabeçada pela ACVQ, reunindo cineastas, produtores, atores, atrizes, cinéfilos e público em geral em torno de um evento onde se vê e se discute cinema.

Em 2000 e 2001, a ACVQ realiza uma campanha nas escolas públicas municipais e estaduais e privadas, bem como na penitenciária pública de Quixadá através de Palestras, exibição de vídeos, e espetáculos teatrais.

Em 2001, dedicou-se ao cinema para o desenvolvimento social, realizando os projetos "Víde(o) Sertão sem Aids", constando da exibição de filmes com a temática saúde seguidos de debates, aplicação de pré e pós testes e distribuição de preservativos. No mesmo ano realizamos o projeto "Dezembro Vida no Sertão de Todos", com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Em 2002 produziu, filmou e lançou os clips “Camisinha Vale Ouro” e “Toda Garota” , do Projeto “Vídeo Clips pela Vida”. Convênio ministério da Saúde.

Em 2004, 2005 e 2006, promove palestras em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Quixadá com intervenções de DTS/AIDS, além de realizar blits educativas com entrega de panfletos informativos e preservativos no período de Carnaval.

Em 2008 – Fundou o Cine Clube Mestre Adolfo, o primeiro do Sertão Central. No mesmo ano foi agraciado pelo MINC com o Ponto de Cultura “Sertão Cinema Cidadão”.

Em 2009 – Produziu e lançou o filme O Auto da Camisinha, direção de Clébio Viriato Ribeiro.

Em 2010 - Realizadora juntamente com o Clã de Cinema do “Festival Jericoacoara de Cinema Digital” , no mesmo ano é contemplada pelo MINC com o “Edital Cultura e Saúde”.

Em 2011 – é parceira na realização do filme O Gato Preto de Clébio Viriato Ribeiro (em fase de conclusão);

- III Quixadá Mostra Cinema, tendo foco o cinema cearense;

- Projeto Sertão imagem Ação, formação em Audiovisual da ASSUM PRETO;

Em 2012, Faz a co-produção do “Festival Jericoacoara de Cinema Digital”; No mesmo ano realiza a Exposição de Cultura Popular sob o titulo Brincantes do Amanhã contemplando as linguagens: artes plásticas, artes cênicas, fotografia e audiovisual, este trabalho é resultado das atividade do pontinho de cultura – Edital SECULT/2010

Em 2013 – Faz a Finalização do Filme “O Gato Preto”, ano em que também é contemplada ao Edital Cinema e Vídeo 2012 com o Projeto: Restauração do Cine Clube Mestre Adolfo.

Em 2014 - Realiza a produção do Sertão das Tradições, através do Reisado de Caretas Boi Coração. Evento de difusão das manifestações populares na Comunidade de Cipo dos Anjos em Quixadá/CE. Neste mesmo ano em parceria com a Fundação Cultural de Quixadá realiza a Cantata de Natal, um evento de difusão das manifestações folclóricas presentes no ciclo natalino.

Em 2015 – Dá-se continuidade a realização do Sertão das Tradições. Neste mesmo ano foi realizada a Semana Rachel de Queiroz na cidade de Quixadá.

Em 2017 – Realiza o I Festival Sertão & Diversidade através do incentivo da Casa Civil do Estado do Ceara. Neste mesmo ano realiza o Arraia Villa Junina em parceia com o Instituto Federal do Ceara, Secretaria Estadual da Cultura e Assum preto produções.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Iris Freitas

Especialista em Literatura e Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Ceará-UECE-Campus Quixadá e Produtora Cultural.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem