Coletivo

Caboclas

Área de Atuação

Música Teatro

Funções

Descrição curta

Em busca de traduzir toda a força do feminino e com o anseio de falar sobre aquilo que está nas entrelinhas, as Caboclas se apresentam com a força atrevida de Jéssica Cisne, a firmeza de Keylla Rocha, a audácia de Israela Aragão, a malemolência tímida de Quésia Carvalho e a transgressão percussiva de Tátila Costa.

Descrição

Cinco personalidades, cinco cores, cinco mulheres.

Formado na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, o grupo vocal Caboclas nasceu em 2015 sob a orientação da Professora Simone Sousa, de início, com a intenção de reunir cinco vozes femininas à capela ou acompanhadas de instrumento para interpretar canções de sua autoria na mostra do curso de Música-Licenciatura desta mesma instituição.

A partir do sucesso em sua primeira aparição, o grupo tomou um caminho seu, característico. Agora, influenciadas pelo evidente e ativo empoderamento feminino, tão discutido nos últimos tempos e partindo de um anseio de tomar o que lhes é de direito, essas cinco cantoras sobem ao palco de cara limpa, levantando e somando suas vozes as de outras mulheres, para se posicionar diante de temas importantes e necessários nos dias atuais.

Encorajadas e motivadas pela força da discussão sobre o feminino e tudo que lhe rodeia, as Caboclas se juntam de maneira independente, com suas bagagens e vivências para falar sobre o ‘lugar’ da mulher na sociedade, questionando o quanto as influências culturais reforçam estereótipos que não se aplicam à todas.

Utilizando-se de flashes no tempo, falas comuns, construções sociais, dados estatísticos e poemas, buscam provocar, instigar e principalmente, fazer refletir sobre as questões de igualdade de gênero. Com o anseio de falar sobre aquilo que está nas entrelinhas, nasceu o show/espetáculo "Atemporal".

Assim, as Caboclas se apresentam com a força atrevida de Jéssica Cisne, a firmeza de Keylla Rocha, a audácia de Israela Aragão, a malemolência tímida de Quésia Carvalho e a transgressão percussiva de Tátila Costa.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Israela Aragão

Professora de canto, musicista e cantora. Graduada em Música-Licenciatura (2020) pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Atualmente é voz integrante do grupo vocal feminino Caboclas. Possui experiência de canto em grupo e solo, tendo participado de shows, espetáculos, oficinas, mostras e diversas outras apresentações artísticas na cidade de Sobral e fora dela.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem