Coletivo

CIA CORDEL DE TEATRO


Funções

Descrição curta

Companhia de Teatro realizadora do Festival de Teatro de Acopiara.

E-mail: ciacordel@yahoo.com.br

Endereço: Rua Marechal Deodoro 282, Centro, Acopiara, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63560-00

Logradouro: Rua Marechal Deodoro

Número: 282

Complemento:

Bairro: Centro

Descrição

A Cia Cordel de Teatro atua desde 2013 com produção de peças teatrais e na realização do Festival de Teatro de Acopiara, primeiro festival de teatro do Ceará, que em 2016, chegou a sua 24ª edição.

2016 – A Cia Cordel retomou a realização do Festival de Teatro de Acopiara (FETAC), realizando a XXIV edição do evento entre os dias 05 e 12 de março.

2012 – A Cia Cordel realizou a XXIII edição do FETAC.

2011 – A Cia Cordel desenvolveu curso de iniciação teatral nas escolas estaduais de Acopiara, além de uma jornada de contação de histórias na rede municipal de ensino, contemplando os distritos de Acopiara. No período de 08 a 15 de outubro, realizou a XXII edição do FETAC.

2010 – Em Parceria com a empresa Via de Comunicação, a Cia Cordel realizou cursos para vários segmentos da arte cênica, nas regiões de Sertão Central, Centro-Sul e Inhamus. Em Agosto, realizou a XXI edição FETAC.

2009 – Para festejar os 20 anos do FETAC, A Cia cordel preparou uma exposição que circulou por toda a rede municipal e estadual de ensino. Entre os dias 15 a 27 de agosto, foi realizada a XX edição Festival.

2008 – A Cia Cordel realizou uma mostra de musica e Humor Bar de 10 a 15 de Janeiro, em Acopiara. E no período de 19 a 26 de Julho, a XIX edição do FETAC.

2007 – Realizou curso de iniciação Teatral na rede Municipal de ensino de Acopiara, o trabalho culminou com a montagem de esquetes para apresentação do Festival de esquetes realizado pela Secretaria de Cultura do Município. No período de 14 a 21 de Julho realizou a XVIII edição do FETAC.

2006 – A Cia Cordel circulou em toda região centro Sul do Vale do Jaguaribe, com o Espetáculo “O Médico Camponês”, e realizou a XVII Edição do FETAC.

2005 – No dia 22 de maio, a Cia Cordel estreou o espetáculo “O Médico Camponês”, que permaneceu em cartaz até Dezembro de 2005. De 16 a 23 de Julho, realizou a XVI edição do FETAC, contando com 22 Espetáculos de 15 cidades do Estado do Ceará, além da participação de Grupos do Estado da Paraíba.

2004 – A Cia Cordel desenvolveu trabalhos na cidade de Irapuã Pinheiro, coordenando oficinas teatrais do projeto “Geração Cultural”, em parceria com a Prefeitura do Município e a PETROBRÁS. A XV edição do FETAC foi realizada como uma grande festa, em celebração aos 15 anos do evento, que neste ano contou com representação abrangente do movimento de teatro cearense.

2003 – A Cia. Manteve a parceria com a FESTA ainda com o projeto “Escola Ensina Encena”; realizou a XIV edição do FETAC e coordenou trabalhos de combate a Dengue em Acopiara por meio de espetáculos teatrais, deixando 2003 marcado como mais um ano de importantes ações e parcerias com entidades Governamentais do Estado e Município.

2002 – A Cia Cordel dirigiu esquetes teatrais ainda em parceria com o projeto “Aliança com o adolescente”; realiza a XIII edição do FETAC e coordena oficinas teatrais em parceria com a FESTA – Federação Estadual de Teatro, dentro do projeto a “Escola Ensina Encena”.

2001 – A Cia Cordel desenvolveu um trabalho em parceria com o SEBRAE para o projeto “Aliança com o Adolescente”, coordenado pelo SEBRAE e a Fundação ODEBRHECHT. Na ocasião, a companhia coordenou cursos de iniciação teatral na região do Vale Jaguaribe. Também realizou com sucesso a XII edição do FETAC, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da SECULT, da Prefeitura Municipal de Acopiara e do SESC-CE.

1999/2000 – A Cia Cordel realiza o X e XI FETAC – Festival de Teatro Amador de Acopiara. Em seu segundo ano como Festival Estadual, o FETAC contou com grande adesão dos municípios cearenses, gerando um intenso intercâmbio cultural. A Secretária da Cultura do Ceará (Secult) e a Prefeitura Municipal de copiara mantiveram o apoio na realização desse evento de grande importância para todo o Estado.

1998 – Dando continuidade a ações realizadas no ano anterior, a Cia Cordel trabalhou em parceria com as secretarias de Saúde de Estado do Ceará e do Município, destacando a importância do teatro no combate a AIDS. A partir desta edição, de maior dimensão que todas as anteriores, o FETAC passou a ser um evento Estadual Interiorano. O crescimento se refletiu na efetivação de parcerias, dentre as quais: Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, O Bureau de Artes Cênicas do Estado e o
Teatro José de Alencar.

1997 – A Cia Cordel de teatro amador participa do VIII FETAC com o espetáculo “Doutor sabe-tudo”, adaptação de Mardone Nunes. É premiada com melhor direção, espetáculo, cenário e ator coadjuvante. A Cia. Continua apresentando o espetáculo na cidade e propondo uma turnê nas cidades vizinha.

1996 – Pela montagem do espetáculo “Roque Santeiro”, adaptação de uma coletânea de texto de Walter Luiz, a Cia Cordel recebe 05 premiações no VII FETAC – Festival de Teatro Amador de Acopiara.

1995 – A Cia Cordel encena o espetáculo “A bruxinha que era boa”, de Maria Clara Machado. Participa do VI FETAC – Festival de Teatro Amador de Acopiara, conquistando premiações de melhor cenário, figurino, direção, maquiagem e ator coadjuvante. O espetáculo é apresentado em vilas e distritos de Acopiara com o apoio da Prefeitura Municipal.

1994 – A Cia Participa do V FETAC – Festival de Teatro Amador de Acopiara, apresentando a peça a “Cabeça de Medusa”, com texto e direção de Mardone Nunes. O espetáculo conquista 05 troféus no Festival, e no mesmo ano é apresentado nos municípios cearenses de Cariús, Catarina, Piquet-Carneiro e Milhã.

1993 – A Cia Cordel de Teatro Amador é criada em Acopiara – Ceará. Já no primeiro ano, a CIA participa do IV FETAC – Festival de Teatro Amador de Acopiara com o espetáculo “O Rapto da Princesa Proserpina”, uma adaptação de Mardone Nunes. No mesmo ano, realiza circulação com o espetáculo nas cidades circunvizinhas.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem