Oficina

Edital de Apoio a Projetos de Cultura Infância - 2016

Escola de Musicais - O corpo Brincante no Território Curumim

Descrição curta

Seguindo o II Edital Cultura Infância(2022/2023), onde elaboramos encontros com crianças de 7 a 13 anos, para viver experiências estéticas dentro da cultura popular, com oficinas/encontros pela coreógrafa Valéria Pinheiro e o Prof. Vanildo Franco, a ABCVATA, agora funcionando na Zona Rural de Jati, está com esse projeto acontecendo na Chapada do Araripe no Quilombo dos Sousa em Porteiras-Ceo

Site

https://www.teatrodasmarias.com/escolas-de-musicias---o-corpo-brincante-no-territoacuterio-curumim.html https://www.teatrodasmarias.com/escolas-de-musicias---o-corpo-brincante-no-territoacuterio-curumim.html
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 02/01/2023 a 19/03/2023 às 00:00

Descrição

Escola de Musicais para Crianças - Colônia de férias para Curumins : gratuito - É um projeto em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através do edital Cultura Infância 2016, com execução em 2017/2018, e o Café Teatro das Marias / ABCVATA (Associação de Brincantes da Cia Vatá)

O projeto será realizado em dezembro de 2017 e janeiro de 2018, com encontros semanais (duas vezes por semana), e também com pelo menos 3 (três) encontros envolvendo as duas turmas juntas e um artista convidado:

1a. turma: de 4 a 6 anos - 9 as 10.15h (20 vagas)

Lanche: 10:15 as 10:30h (lanche com as duas turmas juntas)

2a. turma: de 6 a 8 anos - de 10.30 as 11:45h (20 vagas)

​OBS: Prioridade ás crianças estudantes da rede pública estadual e municipal com 50% das vagas. Importante observar o recorte de crianças entre 4 e 8 anos (o Projeto não poderá receber crianças fora dessa faixa etária).

As crianças terão acesso a danças criativas: (envolvendo as danças e ritmos da tradição nordestina, tais como: côco, maracatus, reisados, maneiro - pau, lapinhas, Bandas Cabaçais etc. e serão introduzidas á construção do Mateus e Catirina (arquétipos da tradição nordestina), além de terem também uma introdução musical aos cantos e ritmos desse universo.
Todos os encontros estarão ancorados idéia da "BRINCADEIRA".

Serão encontros ministrados pela Professora Valéria Pinheiro, que construiu a técnica do "Corpo Brincante" com sua companhia de Dança, a Cia. Vatá nos últimos 35 anos de carreira nesse território, e agora faz uma imersão no contexto infantil com essa técnica.
Além dela, o projeto terá sempre a presença de artistas convidados (do circo, da música e da palhaçaria), aumentando ainda mais a experiência estética das crianças.
A idéia é brincar, conhecendo um pouco daquilo que nos é parte da identidade.

As inscrições podem ser feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição (abaixo para baixar) e a entrega da mesma, juntamente com a copia do documento da criança (RG ou registro de nascimento) no Café Teatro das Marias (Rua Senador Almino 233 A, Praia de Iracema - entre 14 e 17h, de segunda a sexta, através do email valsilton@gmail.com, ou na ONG Velaumar/Casa Tina no Poço da Draga até o dia 1 de dezembro)
Confirmaremos sua inscrição por email, convidando para a aula inaugural no dia 6 de dezembro, as 9 da manhã no Café Teatro das Marias.
Até la!


Ficha Técnica:

Coordenação Pedagógica: Valéria Pinheiro
Produção Executiva: Rosina Popp
Identidade Visual: Tim Oliveira
Professora: Valéria Pinheiro
​Assistente: Karine Freitas

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Valéria Pinheiro

Coreógrafa e Diretora artística da Cia. Vatá desde 1994. Gestora Cultural do Café Teatro das Marias de 2000 a 2018, quando passou a se chamar Eco Marias do Sertão.

Em 2018, se mudou pra Fazenda Kanoa com Cia. Vatá e o Teatro das Marias e vem desde então, trabalhando na Zona Rural de Jati-Ce.
Com sucursal em Juazeiro do Norte.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem