Programa

MADI Educativo

Descrição curta

O MADI Educativo busca dar visibilidade ao seu acervo, por meio de conjunto de atividades socioeducativas que envolve fruição, contextualização histórica e prática artísticas. Buscando o reconhecimento como importante equipamento cultural do Ceará e de Sobral.
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Descrição

O Museu Madi, em Sobral, é um acervo composto de obras de arte, fruto de doações de mais de 70 (setenta) membros do grupo Madi de vários países e continentes, selecionados pelo próprio Carmelo Arden Quin, iniciador e líder desse movimento.
Como espaço de memória, o acervo Madi, carrega a importância de ter sido fundido no calor da vanguarda dos anos de 1940, pelo uruguaio Carmelo Arden Quin, considerado um dos 50 artistas mais importantes do nosso tempo, e de consistir na primeira contribuição coerente e influente da America Latina para a história da arte universal.
Embora esteja em Sobral desde julho de 2005, o Madi, sua concepção e estrutura, ainda permanece - por falta de medidas sócio-educativas que democratizem seu conteúdo nos meios populares - desconhecido da maioria da população local, contradizendo os interesses da criação artística como objeto de coletividade e de interação com as massas.
Com a enchente do Rio Acaraú, ocasionada fortes chuvas em 2008, as obras do MADI foram transferidas e expostas no andar superior da Casa da Cultura, onde permanecerá até a reforma do espaço original, com a elevação da edificação no anfiteatro.
Com a criação do Museu, a cultura sobralense ganhou visibilidade internacional, o museu de Sobral é o primeiro do gênero construído no Brasil e também único representante do “Movimento Madi” no País. Ao todo, cerca de 100 obras doadas por artistas Madi do mundo inteiro fazem parte do acervo do Museu. São esculturas, pinturas e desenhos de valor artístico inestimável. A criação do museu Madi em Sobral foi possível graças ao sucesso das edições dos salões internacionais de artes plásticas realizados no município, promovidos pela Prefeitura, através da então Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo. O evento inaugural contou com a presença de vários artistas Madi, que vieram da França, Hungria, Uruguai e Estados Unidos, especialmente para a inauguração do Museu, cujas obras estão expostas ao público na Casa da Cultura, de terça a sexta-feira, no horário de 08h ao meio-dia e 14h às 21h; aos sábados de 09h ao meio-dia e de 17 às 21h e aos domingos de 17 às 21h com entrada gratuita.
Nesse sentido, propomos, como forma de mediação interativa entre as partes em questão, o Madi Educativo. Trata-se de um composto de ações que une discussão, apreciação e prática por meio de material educativo, oficinas de apreciação de obras de arte e fazer artístico com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e a difundir os bens culturais de nossa cidade.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem