As informações deste registro é histórico gerado em 12/09/2017 ás 00:44:22.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Vocal UFC

Grupo vocal formado em 2012 como ação de extensão do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral, reunindo alunos da UFC Sobral, de outras universidades e da comunidade.

Site: https://www.facebook.com/vocalufc/

Email: vocalufc@gmail.com

Telefone Público: (88) 99947-6349

Endereço: Estanislau Frota, s/n, campus Mucambinho, Centro, 62010-560, Sobral, CE

CEP: 62010-560

Logradouro: Estanislau Frota

Número: s/n

Complemento: campus Mucambinho

Bairro: Centro

Município: Sobral

Estado: CE

Descrição

Criado em março de 2012 como um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, ligado ao Curso de Música desta Universidade, o grupo Vocal UFC surgiu da necessidade de fazer arte cantada de uma forma criativa. Sob a coordenação de Simone Sousa, o grupo conta com 30 integrantes, entre alunos da Universidade e cantores da comunidade, e tem o objetivo de representar a instituição dentro e fora da cidade de Sobral. Seu repertório é essencialmente brasileiro e nordestino, mas abre espaço para o cancioneiro universal.

Em seu curto tempo de existência, o Vocal UFC já se destaca no cenário cultural da cidade, tendo marcado presença em eventos musicais e espaços culturais do Sobral, cidade cearense na qual atua, a exemplo do Centro de Convenções Inácio Gomes Parente e do Theatro São João, importante patrimônio histórico e cultural da cidade, além de se apresentar em outras cidades da região como Viçosa do Ceará (Festival Música na Ibiapaba 2013), Ibiapina (SESC) e Ipu (V Simpósio de Ipu, 2013). Além disso, o grupo marcou presença na I Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral, em agosto de 2013, onde apresentou um esquete musical que deu origem ao seu primeiro espetáculo.
O espetáculo Atabaques, violas e bambus estreou em janeiro de 2014 no Theatro São João em Sobral-CE. Inspirado na poesia de Paulo César Pinheiro, o musical tem por tema o talento e a riqueza da sonoridade brasileira, a partir das três matrizes étnicas que a compõem: o indígena brasileiro, o branco europeu e o negro africano. Em quinze canções, o grupo traça um panorama musical da formação cultural do povo brasileiro, mostrando um pouco do Brasil, cantado em baião, samba, maracatu, toada e outros gêneros tão característicos da nossa diversidade musical. Com arranjos a três, quatro ou cinco vozes, a cappella ou acompanhado por violão e percussão, o espetáculo, que reúne música cantada, dança e teatro, é resultado de uma pesquisa de repertório desenvolvida ao longo de um ano. O grupo reapresentou o espetáculo durante o I COrpoRAL – Festival de Coro em Cena em Sobral; no Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, pro,ouvido pela Universidade Federal do Maranhão em São Luís (ambos em 2014); dentro da programação da Semana da Integração da Música, produzido pela Universidade Federal do Ceará em Sobral, e no Programa Teatro das Terças, promovido pela Escola de Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral, ambos em 2015.
Seu segundo espetáculo, Canto de Porões e Alforrias, conta a história de Chico da Matilde, o Dragão do Mar. O espetáculo estreou em julho de 2015, dentro da programação da II CIEMS e II COrpoRAL, e foi reapresentado no aniversário do Theatro São João, e setembro do mesmo ano.

Em seu trabalho, o Vocal UFC tenta mostrar que a qualidade de nossa música pode conquistar o país inteiro, promovendo a divulgação do nosso estado, ultrapassando a fronteira do regional e conquistando o público nacional sem perder a identidade cearense.

Vídeos