As informações deste registro é histórico gerado em 27/01/2015 ás 22:17:17.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

sss O Planetário de Sobral é um fantástico equipamento para apresentações de espetáculos — verdadeiros shows virtuais de astronomia, visando o entretenimento cultural e a educação. Equipamento destinado a reproduzir, artificialmente, por projeção os aspectos do céu e da natureza, além de permitir uma observação simulada do céu .

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Elevador adaptado;Elevador;Vaga de estacionamento exclusiva para idosos;Sinalização tátil;Corrimão nas escadas e rampas;Sanitário adaptado;Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes

Capacidade: 82

Horário de funcionamento: Comunicamos que o Planetário de Sobral está temporariamente fechado devido a manutenção técnica.

Email: museudoeclipse@sobral.ce.gov.br

Telefone Público: (88) 3611-4603

Endereço: Rua. Cel Rangel s/n. Centro. Sobral-CE. CEP: 620.10 - 030

CEP: 62010-030

Logradouro: Praça do Patrocinio

Número:

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Sobral

Estado: CE

Descrição

O Planetário de Sobral é um fantástico equipamento para apresentações de espetáculos — verdadeiros shows virtuais de astronomia, além de até oitenta outras disciplinas — visando o entretenimento cultural e a educação. Sua sala de projeção é um ambiente extremamente propício para  atividades de ensino  e entretenimento de características imersivas com shows multimídia, cinema 360º, VR, peças teatrais, concertos musicais, espetáculos performáticos e outros eventos diversos que exijam imersão total. O Museu do Eclipse, o Observatório Astronômico Henrique Morize e o Planetário compõem o Centro de Ensino e Popularização Científica de Sobral “Parque da Luz”.  Além de atração espetacular para os seus visitantes a principal tarefa do Planetário de Sobral é servir de ferramenta de alavancamento para a educação na região norte do estado do Ceará, com apresentações de natureza principalmente educacional, como vem sendo utilizado desde sua fundação, com uma media mensal de 2000 visitantes.
Inaugurado no dia 29 de maio de 2015, o Planetário de Sobral é um equipamento destinado a reproduzir, artificialmente, por projeção em ambiente fechado, os aspectos do céu e da natureza. Dessa maneira, independente de condições atmosféricas  ele permite uma observação simulada do céu de qualquer região da Terra e em instantes do passado, presente ou futuro, possibilitando também a simulação de viagens pela superfície da Terra, viagens espaciais além de paisagens geográficas ou do interior do corpo humano, por exemplo. 
Esse equipamento, está instalado em uma sala climatizada, especial para as projeções, onde, além do próprio projetor planetário ZKP-3, se encontram os outros equipamentos  de projeção, representados pelo Sistema Fulldome Spacegate Quinto, da Carl Zeiss alemã, além dos equipamentos de sonorização, equipamentos de iluminação, mesa de controle e poltronas especiais. O planetário e os equipamentos adicionais podem projetar as estrelas, os planetas, a lua, o sol, galáxias, nebulosas, cometas e outros astros e fenômenos celestes. Os projetores auxiliares podem projetar  imagens diversas, como uma célula, uma nave espacial ou uma explosão estelar, tudo na sua cúpula semiesférica.

SESSÕES DO PLANETÁRIO DE SOBRAL
DOIS PEDACINHOS DE VIDRO.
ANO INTERNACIONAL DA LUZ.
Tempo total de cada sessão: 40minutos.

Critérios de uso do espaço

O espaço é Público. Escolas Públicas em excursão não pagam, Escolas Particulares pagam meia entrada. Visitantes avulsos até 21 anos pagam meia entrada. É proibido entrada de crianças abaixo de 05 anos, acompanhadas ou não.