Igreja

Igreja do Menino Deus

Área de Atuação

Arquitetura-Urbanismo

Descrição curta

Igreja Menino Deus - Erigida no começo do século passado por duas irmãs carmelitas. Apesar de mostrar os interiores muito alterados, guarda ainda imagens originais e exibe no forro um notável baixo-relevo em talha policromada, de caráter popular, representando a Sagrada Família em Fuga para o Egito.

Telefone Público: (88) 3611-1239

Endereço: Rua Jornalista Deolindo Barreto, 159 - Centro, Sobral - CE. CEP.: 62011-170

Estado:

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

Em 1810, chegaram a Sobral as Freiras de Ordem Terceira das Carmelitas Emerenciana de Sant'Ana e Teresa de Jesus.Contando com a generosidade das famílias sobralenses, construíram a Capela do Menino Deus e o convento anexo. Provavelmente a antiga capela já tivesse sido concluída no final da década de 10 do século XIX.
Alguns documentos registram o fato segundo o qual, em 1820, a capela já estava em funcionamento aos cuidados de sua fundadora que, após longa e profícua existência faleceram, sendo sepultadas no referido templo.

"O projeto mostra clara ligação com o da Igreja Matriz seguindo o modelo de fachada que vigorou na segunda metade do século XVIII caracterizado pelo “movimento ondulatório da cornija, acima de um ou mais óculos, frontões altos, tratados como formas escultóricas independentes e coroamentos bulbosos das torres, de desenho variado e às vezes bastante complexo” . A planta divide-se em três naves. Separado destas por arcos, encontra-se o altar, ladeado por duas pequenas naves. Toda a parte posterior do templo abriga a sacristia no mesmo alinhamento das naves, de forma que não há volumes anexos como na matriz. O edifício possui uma implantação peculiar uma vez que se localiza numa esquina, no alinhamento da rua, sem afastamento de fundo. Na face sudeste do templo há um pequeno afastamento formando um pátio lateral. O acesso principal se dá pela rua Deolindo Barreto e há acessos laterais pela rua Menino Deus."
Fonte: Inventário de Bens Arquitetônicos - IBA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem