Horário de funcionamento: Integral

Endereço: Localiza entre as avenidas do Imperador e Tristão Gonçalves, Centro

Estado:

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

Localizada no Centro de Fortaleza, a Praça Capistrano de Abreu é uma das praças mais antigas de Fortaleza, tendo sua demarcação por volta de 1859.  Em 1891, recebeu o nome de Praça Comendador Odorico, nome que permaneceu até 1965, quando passou a ser chamada de Praça Capistrano de Abreu.  Em homenagem ao historiador cearense, uma estátua de bronze de 1,90m foi erigida na Praça.

Todos os anos, no dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, o Corpo dos Bombeiros realiza, na Praça, uma homenagem ao estudante João Nogueira Jucá, que, em agosto de 1959, salvou vários recém-nascidos e parturientes de um incêndio na Maternidade Dr. César Cals, localizada ao lado da Praça. Depois de salvar muitas vidas, João Nogueira caiu, vindo a falecer no dia 11, com cerca de 80% do seu corpo queimado. A homenagem anual busca resgatar a memória do ato heróico do jovem.

Hoje, embora tenha como nome oficial Praça Capistrano de Abreu, o logradouro é conhecido pelos fortalezenses por Praça da Lagoinha, pois, antigamente, um dos afluentes do riacho Pajeú passava por ali formando uma pequena lagoa.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem