Coletivo

Museu MADI


Funções

Descrição curta

Visando proporcionar uma maior interação entre a comunidade local e o acervo que deu origem ao primeiro museu Madi do Brasil, em Sobral, propomos o projeto Madi Educativo. Trata-se de ações artístico-pedagógicas que envolvem fruição, análise e práticas artísticas. Promovendo situações que possibilitem aos educandos apropriar-se de diversas possibilidades de conhecer e criar peças .

E-mail: cultura_sobral@yahoo.com.br

Telefone Público: (88) 3611-2712

Endereço: Av. Dom José - Centro. Sobral/CE

Estado: CE

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

No dia 5 de julho de 2005, os sobralenses ganharam mais um museu: o MADI Internacional. Espaço inaugurado por ocasião do aniversário da cidade, e que estava situado, originalmente, no espaço do anfiteatro à margem esquerda do rio Acaraú, integrado à Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes (ECOA).

Com a enchente do Rio Acaraú, ocasionada fortes chuvas em 2008, as obras do MADI foram transferidas e expostas no andar superior da Casa da Cultura, onde permanecerá até a reforma do espaço original, com a elevação da edificação no anfiteatro.
Com a criação do Museu, a cultura sobralense ganhou visibilidade internacional, o museu de Sobral é o primeiro do gênero construído no Brasil e também único representante do “Movimento Madi” no País. Ao todo, cerca de 100 obras doadas por artistas Madi do mundo inteiro fazem parte do acervo do Museu. São esculturas, pinturas e desenhos de valor artístico inestimável. A criação do museu Madi em Sobral foi possível graças ao sucesso das edições dos salões internacionais de artes plásticas realizados no município, promovidos pela Prefeitura, através da então Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo. O evento inaugural contou com a presença de vários artistas Madi, que vieram da França, Hungria, Uruguai e Estados Unidos, especialmente para a inauguração do Museu, cujas obras estão expostas ao público na Casa da Cultura, de terça a sexta-feira, no horário de 08h ao meio-dia e 14h às 21h; aos sábados de 09h ao meio-dia e de 17 às 21h e aos domingos de 17 às 21h com entrada gratuita.

O Movimento MADI, criado pelo artista plástico uruguaio Arden Quin, em meados de 1940, pode ser entendido pelo significado das letras M (Movimento) A (Abstração) D (Dimensão) I (Imaginação) e tem no seu conceito a ruptura dos ângulos tradicionais de um quadro. “O Madi desconstruiu a forma tradicional da arte geométrica, fazendo-a sair dos ângulos retos”.
Em Sobral, o Museu Madi Internacional tem como curador o artista plástico José Guedes.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem